Inteligência emocional: aprenda usar as habilidades na liderança

Bianca Aristides Por Bianca Aristides
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A pandemia afetou grande parte da população e, o sistema emocional foi um deles, dessa forma, identificar as emoções pessoais e de outros indivíduos no mercado de trabalho tem sido um diferencial para se tornar um bom líder!

Segundo o psicólogo Daniel Goleman, autor do best-seller, ‘Inteligência Emocional: Por que pode importar mais do que o QI.’ — o termo foi criado em 1995 e, ao longo dos anos, os estudos mostraram que a inteligência emocional é a qualidade principal para uma liderança eficaz com resultados produtivos.

De acordo com Goleman, a inteligência emocional é formada por cinco componentes principais: autoconsciência, empatia, motivação, habilidades sociais e autorregulação.

Ser inteligente não basta! Um indivíduo precisa ser capaz de gerenciar suas emoções e perceber que seus sentimentos afetam não somente a si próprio como os outros também.  Assim, quanto melhor você gerenciar cada área, mais inteligente emocional será, separamos cinco maneiras para colocá-la em prática:


Equipe de trabalho. (Foto: Reprodução/Unsplash)


  1.  Tenha maior autoconsciência

Goldman explica que a autoconsciência é um dos elementos fundamentais da inteligência emocional — ela tem o poder de sintonizar suas emoções — ao se valorizar você consegue obter a clareza sobre suas forças e fraquezas pessoais. Portanto, quando uma pessoa se valoriza, vai além, ela valoriza os outros e seus funcionários e recebe uma maior produtividade de seus funcionários naturalmente.

  1. Lidere com empatia

Liderar com empatia é a chave principal para tirar o maior proveito de sua equipe! Líderes empáticos conseguem avaliar uma situação da melhor forma, ao se colocar no lugar do outro e de seu ponto de vista. A capacidade de sentir as emoções facilita na compreensão, a maioria dos seres humanos separam as emoções do ambiente profissional, evitando levar problemas para o trabalho, no entanto, se um líder perguntar como sua equipe está mesmo em um dia difícil eles responderão: ‘bem’ ou ‘incrível’. Assim, pessoas empáticas podem sintonizar e captar as emoções dos outros. 

  1. Maior motivação

A motivação que um líder passa para uma equipe é refletida na forma que seu funcionário se dedica, ao se propor a trabalhar da melhor maneira possível. Os indivíduos emocionalmente inteligentes são capazes de se motivar, além de ter um impulso pessoal que os torna comprometidos em alcançar seus objetivos e evoluir mais a cada dia, mesmo com dificuldades eles são otimistas e resilientes e enxergam os ‘obstáculos’ em oportunidades.

  1. Melhores habilidades sociais

Para uma comunicação eficaz o elemento primordial é a habilidade social. Saber se comunicar é ter uma visão na liderança com estratégia corporativa aos seus colaboradores, sendo apto em: motivar e empolgá-los de tal maneira que consiga transformar a realidade; adequando o estilo de se comunicar de acordo com as personalidades de cada um.

  1. Melhor autocontrole

Ser racional pode parecer desafiador, mas seres humanos que possuem autocontrole nunca tomam decisões com base em suas emoções! Um bom líder é racional e calmo — ele pensa antes de agir e cria estratégia — É perceptível quando o autocontrole está acelerado, tornando incapaz o gerenciamento de uma boa liderança. Um líder que grita com seus funcionários, desconta qualquer problema da empresa e de resultado no ambiente social, deixa o local tóxico e prejudica a produtividade e o sistema emocional de toda equipe.

Por fim, para ter respeito, confiança e produtividade em uma liderança é necessário praticar com atenção e olhar para suas emoções! Cada vez que você se autoavaliar e perceber sua força e fraquezas, seus níveis de confiança,  habilidades e sua inteligência emocional aumentarão.

Foto destaque: Mente Humana. Reprodução/ Freepik

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