A pandemia afetou grande parte da população e, o sistema emocional foi um deles, dessa forma, identificar as emoções pessoais e de outros indivíduos no mercado de trabalho tem sido um diferencial para se tornar um bom líder!
Segundo o psicólogo Daniel Goleman, autor do best-seller, ‘Inteligência Emocional: Por que pode importar mais do que o QI.’ — o termo foi criado em 1995 e, ao longo dos anos, os estudos mostraram que a inteligência emocional é a qualidade principal para uma liderança eficaz com resultados produtivos.
De acordo com Goleman, a inteligência emocional é formada por cinco componentes principais: autoconsciência, empatia, motivação, habilidades sociais e autorregulação.
Ser inteligente não basta! Um indivíduo precisa ser capaz de gerenciar suas emoções e perceber que seus sentimentos afetam não somente a si próprio como os outros também. Assim, quanto melhor você gerenciar cada área, mais inteligente emocional será, separamos cinco maneiras para colocá-la em prática:
Equipe de trabalho. (Foto: Reprodução/Unsplash)
- Tenha maior autoconsciência
Goldman explica que a autoconsciência é um dos elementos fundamentais da inteligência emocional — ela tem o poder de sintonizar suas emoções — ao se valorizar você consegue obter a clareza sobre suas forças e fraquezas pessoais. Portanto, quando uma pessoa se valoriza, vai além, ela valoriza os outros e seus funcionários e recebe uma maior produtividade de seus funcionários naturalmente.
- Lidere com empatia
Liderar com empatia é a chave principal para tirar o maior proveito de sua equipe! Líderes empáticos conseguem avaliar uma situação da melhor forma, ao se colocar no lugar do outro e de seu ponto de vista. A capacidade de sentir as emoções facilita na compreensão, a maioria dos seres humanos separam as emoções do ambiente profissional, evitando levar problemas para o trabalho, no entanto, se um líder perguntar como sua equipe está mesmo em um dia difícil eles responderão: ‘bem’ ou ‘incrível’. Assim, pessoas empáticas podem sintonizar e captar as emoções dos outros.
- Maior motivação
A motivação que um líder passa para uma equipe é refletida na forma que seu funcionário se dedica, ao se propor a trabalhar da melhor maneira possível. Os indivíduos emocionalmente inteligentes são capazes de se motivar, além de ter um impulso pessoal que os torna comprometidos em alcançar seus objetivos e evoluir mais a cada dia, mesmo com dificuldades eles são otimistas e resilientes e enxergam os ‘obstáculos’ em oportunidades.
- Melhores habilidades sociais
Para uma comunicação eficaz o elemento primordial é a habilidade social. Saber se comunicar é ter uma visão na liderança com estratégia corporativa aos seus colaboradores, sendo apto em: motivar e empolgá-los de tal maneira que consiga transformar a realidade; adequando o estilo de se comunicar de acordo com as personalidades de cada um.
- Melhor autocontrole
Ser racional pode parecer desafiador, mas seres humanos que possuem autocontrole nunca tomam decisões com base em suas emoções! Um bom líder é racional e calmo — ele pensa antes de agir e cria estratégia — É perceptível quando o autocontrole está acelerado, tornando incapaz o gerenciamento de uma boa liderança. Um líder que grita com seus funcionários, desconta qualquer problema da empresa e de resultado no ambiente social, deixa o local tóxico e prejudica a produtividade e o sistema emocional de toda equipe.
Por fim, para ter respeito, confiança e produtividade em uma liderança é necessário praticar com atenção e olhar para suas emoções! Cada vez que você se autoavaliar e perceber sua força e fraquezas, seus níveis de confiança, habilidades e sua inteligência emocional aumentarão.
Foto destaque: Mente Humana. Reprodução/ Freepik