O Japão passará a exigir testes de covid-19 a todos os viajantes que chegam ao país procedentes da China continental a partir desta sexta-feira (30), anunciou o primeiro-ministro Fumio Kishida, pouco tempo depois que Pequim acabou com a exigência de quarentena para quem entra em seu território.
Os viajantes da China que testarem positivo no exame serão obrigados a ficar em quarentena por sete dias, declarou Kishida a repórteres, acrescentando ainda que as novas medidas de fronteira para a China irão entrar em vigor a partir da meia-noite de 30 de dezembro. O governo japonês também pretende limitar os pedidos das companhias aéreas para aumentar os voos para a China, disse ele.
Kishida fez questão de enfatizar que a decisão foi tomada em virtude de que “há informações sobre uma rápida propagação dos contágios na China”, disse ele. Tóquio flexibilizou nos últimos meses as restrições para a entrada de turistas. No momento, apenas os passageiros procedentes da China serão obrigados a fazer exames de coronavírus assim que desembarcarem no Japão.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Ao vivo no <a href=”https://twitter.com/hashtag/FalaBrasil?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#FalaBrasil</a>: Japão vai exigir teste negativo de Covid-19<br><br>➡ Assista no <a href=”https://twitter.com/SigaPlayPlus?ref_src=twsrc%5Etfw”>@SigaPlayPlus</a>: <a href=”https://t.co/s97dShr2UH”>https://t.co/s97dShr2UH</a> <a href=”https://t.co/BaObPyYB2b”>pic.twitter.com/BaObPyYB2b</a></p>— Fala Brasil (@falabrasil) <a href=”https://twitter.com/falabrasil/status/1607708626193350657?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 27, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Japão vai exigir testes de covid para viajantes vindos da China (Reprodução/Twitter)
As ações ocorrem logo após a China ter dito na segunda-feira (26) que reabrirá suas fronteiras em 8 de janeiro e que abandonará as medidas de quarentena que estavam em vigor para impedir a propagação do vírus. “A preocupação vem crescendo no Japão, visto que é difícil abranger a situação detalhada na China”, disse Kishida, citando junto uma lacuna no número de casos do vírus divulgados pelo governo e o setor privado. Com a decisão chinesa de eliminar a quarentena na chegada de passageiros a seu território, as portas para viagens de sua população ao exterior ficarão cada vez mais abertas.
O Japão reabriu suas fronteiras para os turistas em outubro, após mais de dois anos de restrições rígidas relacionadas a COVID, na condição de que os viajantes apresentem comprovante de vacinação ou testes negativos de coronavírus feitos antes da partida.
Foto destaque: Pessoas no Japão. Reprodução/Twitter