Laparoscopia: Cirugia pouco invasiva para tratar endometriose realizada em Anitta

Julia Cabrero Por Julia Cabrero
3 min de leitura

A endometriose é uma afecção inflamatória promovida por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal. Essa doença também é conhecida por sua camuflagem e muitas vezes pode ser assintomática.

A cantora Anitta desabafou em suas redes sociais como foi receber o diagnóstico depois de tantos anos sofrendo com os sintomas silenciosos.  A cantora relata que passou por diversas falhas médicas e, por muito tempo, nenhum professional chegou a desconfiar de que seu problema poderia ser endometriose. 

O tratamento de Anitta precisou ser cirúrgico. Nesta última quarta-feira (20), a cantora passou por uma laparoscopia. Uma cirurgia pouco invasiva que consiste na retirada ou na queima do tecido endometrial que esteja atrapalhando o funcionamento de outros órgãos do corpo.


Anitta no hospital se recuperando após cirurgia (Foto: Reprodução/Instagram) 


A intervenção é feita por meio de pequenos furos na região do abdômen da paciente. Após realizar esses furos, o cirurgião, algumas vezes acompanhado por auxílio robótico, retira as lesões causadas pela endometriose. 

Entretanto, esse tratamento não é o único recomendado. Quando o diagnóstico é feito, o ginecologista recomendará o melhor tratamento baseado em cada mulher. Muitos recomendam o uso de analgésicos ou até mesmo anticoncepcionais. Não foi o caso de Anitta que precisou realizar uma cirurgia. 

A laparoscopia é recomendada em algumas situações, são elas: 

• Caso a doença tenha causado infertilidade na paciente;
• Comprometimento de algum órgão, como intestino e bexiga;
• Dor no intestino;
• Dor na vagina;
• Dor e sangramento ao urinar.

Anitta se recupera prontamente e se mantém ativa nas redes, compartilhando com sinceridade sua experiência. Inclusive, a famosa diz que não está sendo muito fácil e, no Twitter, interage com os fãs, buscando mulheres que passaram pela mesma situação. 


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Que recuperação maldita, viu. Dói, senhor. Quem aqui já fez essa cirurgia pelo amor de Deus? <a href=”https://twitter.com/hashtag/Endometriose?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#Endometriose</a></p>&mdash; Anitta (@Anitta) <a href=”https://twitter.com/Anitta/status/1551286868318232576?ref_src=twsrc%5Etfw”>July 24, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Anitta conversando com fãs em seu Twitter (Foto: Reprodução/Twitter) 


A endometriose afeta mulheres no mundo inteiro, entretanto muitas ficam anos sem saber o que está acontecendo. Por isso, é preciso que o sistema de saúde esteja preparado para ajudar mulheres e darem o conforto necessário. 

 

Foto Destaque: Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile