Levantamento do GLOBO mostra desigualdade nas vacinações das crianças em Capitais do país

Andrea Loureiro Por Andrea Loureiro
3 min de leitura

GLOBO faz levantamento e mostra que a vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, enfrenta desigualdade nas capitais brasileiras. 

Segundo os dados coletados pelo Globo, existem cidades com taxas menores que 10%, enquanto São Paulo por exemplo, já vacinou com a primeira dose, 54,2% das crianças dessa faixa etária. 

Vinte capitais responderam a esse levantamento realizado pelo Globo. As melhores taxas estão entre a cidade de São Paulo e a de Belém, Com 54,2% e 36,7% respectivamente. O Rio de Janeiro, tem aproximadamente 29,66, isso significa, que cerca de 166 mil crianças entre 5 e 11 anos foram vacinadas com a primeira dose. Fortaleza com 8%, Teresina com 3,78% e Boa Vista com 2,33%, apresentam a pior cobertura de vacinação em crianças. 

O levantamento feito pelo Globo apresenta, além da desigualdade na vacinação, as dificuldades de registro e processamento de dados nas Plataformas de Monitoramento Sanitário. Esses problemas foram agravados em dezembro, após os ataques realizados por Hackers, gerando apagões aos sistemas do Ministério da Saúde. Segundo especialistas esses problemas atrapalharam na agilização para o acompanhamento na vacinação infantil. 


Criança recebendo a primeira dose da  vacina contra Covid-19 Foto / Reprodução: cnnbrasil.com.br

Segundo o presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, há um erro nos dados informados aos sistemas do Ministério da Saúde, pois nenhuma cidade brasileira vacinaria apenas, 7, 10 ou 20% das crianças com a primeira dose, como é informado nos casos das cidades de Rorâima e Pará. A previsão é que o estorvo de informações devido aos ataques, seja acertado até o final de fevereiro. O presidente da Fundação Municipal de Saúde da cidade de Teresina, Gilberto Albuquerque, defende que a vacinação na cidade entre crianças dessa faixa etária de 5 a 11 anos, já atingiu os 20% e não os 3,78% informados pelo levantamento. Algumas cidades, como Macapá informaram que ainda estão alimentando a plataforma nacional e que forneceu a cobertura registrada em sistema próprio.

Izaac Scharstzhaupt, coordenador da Rede Análise Covid-19, prevê que mantendo o atual ritmo, o Brasil deve ter 100% das crianças da faixa etária entre 5 e 11 anos vacinadas com a primeira dose em aproximadamente cinco meses. 

 

Foto destaque: Criança sendo vacinada em Manaus. Foto/Reprodução: Fotoarena / agência O Globo

 

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile