Lipedema: conheça a doença que a influencer Luana Andrade tinha

Adriane Paiva Por Adriane Paiva
3 min de leitura

Na última terça-feira (7), a influenciadora e assistente de palco, Luana Andrade, de 29 anos, morreu devidocomplicações durante uma cirurgia de lipoaspiração nos joelhos. Foi revelado que a influencer sofria com uma doença chamada Lipedema, que caracteriza o acúmulo excessivo de gordura nas pernas. O caso gerou debate nas redes sociais e serviu de alerta para os riscos e cudados de alguns procedimentos estéticos. 


Influenciadora sofria com a doença crônica Lipedema. (Foto: Reprodução/Instagram/@luandradel) 


A família de Luana se pronunciou e disse que o motivo da cirurgia não seria por estética, mas sim pela doença vascular que a influenciadora tinha, chamada Lipedema, que causava muitas dores e inchaços nas articulações do joelho. A cirurgia foi realizada no Hospital São Luiz, em São Paulo, e a ex-participante do Power Couple 6 morreu de embolia pulmonar maciça em consequência da lipoaspiração no joelho. O caso chamou atenção para a doença que tem como maior público as mulheres.

O que é Lipedema 

É uma doença crônica que se caracteriza no acúmulo excessivo de gordura e inchaço. Costuma aparecer nas articulações como braços e pernas causando dor e desconforto. As mulheres em idade reprodutiva são as mais afetadas e a doença pode ser confundida com celulite e obesidade. 

Acredita-se que a causa do Lipedema tem fatores genéticos e hormonais como gravidez, uso de anticoncepcionais orais e menopausa. 


90% dos casos são apresentados em mulheres. (Foto: Reprodução/Hospital Nove de Julho) 


Sintomas da doença 

Os sintomas mais comuns do lipedema são:

  • Inchaço nas pernas; 
  • Aspecto de flacidez/celulites; 
  • Aumento de gordura desproporcional nos braços ou nas pernas; 
  • Manchas roxas que surgem facilmente; 
  • Dores ao pisar no chão e nas articulações;  

 

Formas de tratamento 

Existem algumas opções de tratamento que ajudam a aliviar os sintomas e retardar o avanço da doença, como: 

  • Uso de meias de compressão: as meias ajudam a melhorar a circulação e reduzir o inchaço;
  • Mudança no estilo de vida: seguir uma dieta e exercícios específicos regularmente controla o aumento de peso, ajuda a reduzir a gordura corporal e melhora as condições de saúde;
  • Drenagem linfática: prática comum entre as mulheres, tem a função de reduzir o inchaço e melhorar a circulação;
  • Cirurgia: médicos indicam cirurgias somente em casos mais avançadas. A mais indicada é a lipoaspiração, que é feita com uma técnica específica para a área e pode remover a gordura e melhorar a aparência.

Caso você apresente algum desses sintomas citados na matéria, procure a orientação de um médico ou outro profissional da saúde para obter um diagnóstico adequado.

 

Foto destaque: Luana Andrade no Instagram. (Reprodução/Instagram/@luandradel) 

Seguir
Estudante de Jornalismo, apaixonada por leituras e cultura pop
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile