INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Losartana: Anvisa determina o recolhimento preventivo de lotes do medicamento

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), determinou na última quinta-feira (23), o recolhimento e a interdição de lotes do medicamento losartana, usado no tratamento para controle da pressão e insuficiência cardíaca. O principio ativo desse medicamento é um dos mais comuns para o tratamento das doenças citadas acima. O recolhimento se deve a presença de uma substância impura denominada “azido”, que pode provocar mutações no DNA das células, quando utilizado em concentrações superiores às aceitáveis.


Recolhimento da losartana determinado pela Anvisa (Foto: Reprodução/O Globo)


De acordo com a Anvisa, já foram adotadas novas metodologias para detectar a presença dessa impureza. A Agência afirma, ainda, que a medida é preventiva e que o tratamento com o losartana não deve ser interrompido. “Deixar de tomar o medicamento pode trazer mais riscos para a saúde do paciente”, explicou o órgão, portanto o tratamento deverá ser continuado mesmo com aqueles lotes que estão entre os indicados para o recolhimento.

O orgão, também orienta, que a consulta com o médico de confiança é imprescindível nessa hora. “A hipertensão e insuficiência cardíaca exigem acompanhamento constante e qualquer alteração no tratamento deve ser feita somente pelo médico que acompanha o paciente”, orienta a Agência, em nota. 

Confira no link a relação dos medicamentos que estão na lista para serem recolhidos, conforme a resolução. https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/anvisa-determina-recolhimento-de-lotes-do-anti-hipertensivo-losartana/losartana.recolhimento 

O que é o Azido?

Essa substância é considerada um contaminante que pode surgir durante a produção do insumo farmacêutico ativo, surgindo um sub produto dessas interações químicas. Sua presença foi identificada, no mundo, em setembro de 2021.

A Anvisa ressalta, ainda que não existem evidências que o produto possa ter causado danos maiores à saúde dos usuários, por isso seu recolhimento é preventivo. “Não existem dados para sugerir que o produto que contém a impureza causou uma mudança na frequência ou natureza dos eventos adversos relacionados a cânceres, anomalias congênitas ou distúrbios de fertilidade, assim, não há risco imediato em relação ao uso dessa medicação”, escreveu a Agência.

A Agência orienta que, para realizar a troca do medicamento, após orientações do médico do paciente, basta entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do fabricante da sua losartana e buscar informações sobre a troca do medicamento.

O recolhimento da losartana se dará em até 120 dias.

Foto destaque: Anvisa determina recolhimento do medicamento losartana. Reprodução/Terra.

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...