Inicialmente, é sempre importante estar com o ambiente limpo. Porém, manter a casa limpa demais pode se tornar prejudicial à saúde, isso porque estudos científicos mostram que a exposição precoce a uma ampla variedade de micro-organismos nos ajuda a regular o sistema imunológico e especialistas alertam para não confundir limpeza com uma boa higiene. Conclui-se que limpeza seria manter algum ambiente limpo e arrumado , esfregando pano ou usando aspirador de pó e já higiene é se proteger contra micróbios nocivos.
Porém, fazer a faxina todos os dias já é uma coisa que as pessoas devem rever, porque traz danos à saúde e tudo na vida humana deve ser feito com equilíbrio – até uma simples limpeza de casa. Fazer faxina todos os dias também pode agredir os pulmões tanto quanto fumar.
Publicado no periódico científico “Society’s American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine“, um estudo de 2018 da Universidade de Bergen, na Noruega, e que levou mais de duas décadas para ficar pronto, concluiu que as funções respiratórias ficam tão comprometidas por produtos de limpeza que é como se as pessoas, sobretudo mulheres, fumassem 20 cigarros por dia. O Fórum Científico Internacional sobre a Higiene Doméstica definiu alguns momentos para uma higiene direcionada em nossa vida: ao manusear alimentos, ao tocar em alimentos sujos, comer com as mãos, cuidar de parentes doentes principalmente, cuidar de pequenos animais de estimação e até ao utilizar o banheiro ou trocar fraldas de uma criança.
Limpeza de casa (Foto: reprodução/tuacasa.com)
Em nossa vida diária, deve-se reconhecer a importância da limpeza e até o equilíbrio dela em nossa casa, já que existem muitas pessoas com manias de limpeza e de ao ponto de deixar a casa tão limpa que não consegue nem ficar dentro dela por passar mal e ter problemas de saúde, por achar que está bem suja, porém não estava nem um pouco.
Foto Destaque: Limpeza domestica. Reprodução/Getty Images/Via BBC