Mariana Rios fala sobre perda da audição e síndrome rara

Magda Costa Por Magda Costa
3 min de leitura

A atriz e apresentadora Mariana Rios de 36 anos falou sobre sua saúde em uma entrevista ao ‘Vênus Podcast’ nesta segunda – feira (20).

Na entrevista Mariana fala que é portadora de uma doença autoimune,  a síndrome de Ménière, desencadeada por causa do estresse que enfrentou durante um processo muito acelerado de trabalho antes da pandemia do Covid 19  fazendo seu corpo entrar em colapso.

Mariana relatou que devido a doença teve a sua audição afetada, perdendo quase 30% da audição do ouvido esquerdo e que faz o uso de medicamentos todos os dias.

Como prevenção Mariana toma alguns cuidados para não piorar o quadro da doença, evitando estresse, som alto e quando vai a festas faz o uso de tampão de silicone.

Neste momento agora, estou em crise. Estou há dois meses em crise. fui gravar o ‘Altas Horas’  e estava no ápice da crise. Isso tem algumas semanas. Na hora que coloquei o fone, eu cantava e não escutava minha voz desse lado”, disse a apresentadora de ‘A Grande Conquista’, reality show da Record.


                         

                              Mariana em entrevista para o ‘Vênus Podcast’. Video: You Tube/Cortes do Vênus


O que é a síndrome de Ménière?

De acordo o Ministério da Saúde a Doença de Ménière, também denominada hidropisia endolinfática  causa sintomas muito incomodos no paciente como zumbidos e vertigens e costuma atacar apenas um ouvido.
Chega a causar tonturas, perda auditiva e equilíbrio. O uso de medicamentos é recomendado para controlar os sintomas e sobretudo náuseas, devendo o paciente evitar o tabagismo que é considerado um dos piores fatores de risco.

A doença progride lentamente, até que sintomas como zumbido, flutuação da audição e vertigens começam a aparecer na forma de crises periódicas”, explicou a médica especialista em otorrinolaringologia Heloisa Juliana Zabeu Rossi Costa.

 Se não tratada adequadamente, a doença evolui e o paciente pode ter uma perda de audição progressiva e irreversível.

Apesar de poder ocorrer em indivíduos de qualquer idade, é mais comum nos que estão na faixa etária de 30 a 50 anos e para evitar o desenvolvimento da Sindrome de Méniere é recomendável a pratica de atividades físicas regularmente, alimentação saudável, evitar o estresse e ansiedade e consultar um profissional se sentir sintomas da doença.

 

Foto em Destaque: reprodução. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile