Belo Horizonte, São Paulo e Curitiba voltaram a recomendar o uso de máscaras de proteção em locais fechados, devido aumento de casos confirmados de covid. De acordo com informações do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), os casos de covid-19 voltaram a subir em todo Brasil, fazendo com que autoridades políticas revisassem as medidas de relaxamento.
Em Belo Horizonte, a prefeitura sugeriu a retomada do uso das máscaras nas escolas, teatros, elevadores e, especialmente, em locais fechados. Na última semana de maio, a capital mineira registrou um aumento de 290% de casos a mais com relação a semana anterior. Isso foi suficiente para ascender o alerta com relação às novas contaminações.
Relaxamento com uso de máscaras fazem casos de covid dispararem (Foto: Reprodução/CNN Brasil)
Diante do novo cenário, a Prefeitura de Belo Horizonte, ampliou o centro de testagem a fim de manter o monitoramento da doença. Pessoas assintomáticas e com sintomas leves poderão realizar os testes. Atualmente, a Prefeitura de Belo Horizonte conta com cinco locais onde os exames podem ser realizados. Mais infromações no site.
Além das medidas citadas acima, para o controle e monitoramento da doença, a vacinação é o principal meio de combater o vírus. É o que afirmou o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti. “A vacina é a principal arma contra a doença. É necessário que as pessoas se conscientizem sobre a importância de completar o esquema vacinal”, afirmou o secretário, em coletiva realizada na última quinta-feira (26), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Na última quarta-feira (1º), a prefeitura de São Paulo, também voltou a recomendar o uso das máscaras de proteção, contra a covid-19 em ambientes fechados. Segundo a prefeitura de São Paulo, com a alta dos casos positivos, essa passa a ser uma das medidas que visam conter o avanço da doença.
Hoje, foi divulgado no site do Portal do Governo de São Paulo, a liberação da quarta dose da vacina contra a covid. A dose será aplicada em profissionais da saúde e pessoas com mais de 50 anos. Essa imunização com a quarta dose terá início na próxima segunda-feira (6), e deverá ser aplicada após o intervalo de quatro meses com relação a terceira dose. Essa é mais uma medida para conter o avanço da doença no estado.
Curitiba também recuou e recomenda o uso das máscaras em ambientes fechados e com aglomerações, a decisão foi tomada pela Secretária Municipal de Saúde (SMS). O uso da máscara deverá ser feito no transporte coletivo, estações-tubo, terminais, shows, jogos, supermercados, shoppings e lojas. Permanecem, ainda, os locais que já estavam em vigor, como os estabelecimentos de saúde.
O sistema de saúde do estado, passa por alto número de atendimentos de casos de síndrome respiratória. No último mês, Curitiba reportou um aumento de 171% na média móvel de novos casos.
Foto destaque: Retomada do uso de máscaras de proteção contra covid-19. Reprodução/G1 Globo