Mato Grosso está com todos os leitos de UTI para Covid-19 ocupados

Suelem Oliveira Por Suelem Oliveira
3 min de leitura

Todos os leitos de UTI para Covid-19 no Mato Grosso estão ocupados, a informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), nesta segunda-feira (26). Os dados completos constam no painel interativo da Covid-19, no site da secretaria de saúde. Atualmente, o Mato Grosso conta com 38 leitos adultos na rede pública e 100% deles estão ocupados.

A Secretaria informou que notificou todos os munícipios do Estado para que busquem abrir novos leitos e executem medidas em prol da redução na transmissão do vírus, visto que, com as festas de fim de ano esses números podem aumentar ainda mais.

De acordo com o painel epidemiológico atualizado nesta segunda-feira (26), os casos confirmados no Estado desde o início da pandemia estão em 856.153, com 15.296 óbitos. Devido ao aumento gradativo de casos na região, os especialistas alertam a população sobre os cuidados com as festas de fim de ano.


Mãe e filho tendo cuidados contra a Covid-19. (Foto: Reprodução/Instagram)


A infectologista Silvia Uehara, alerta sobre os riscos. “Com as festas de fim de ano, o risco é real de mais pessoas infectadas, piorando o quadro já negativo entre meados de novembro e de dezembro, período em que o número de casos cresceu quatro vezes. Pras novas variantes, é preciso pelo menos três doses pra efetivar a proteção. O esquema protetor pra ômicron é de no mínimo três doses, principalmente porque é muito significativa a queda de anticorpos depois de três ou quatro meses após a última dose de vacina, o que desprotege contra um possível agravamento”, explica a infectologista. Silvia afirma que os cuidados devem ser os mesmos para o público infantil.

Silvia continua alertando sobre as aglomerações que precisam ser evitadas, pois o vírus permanece em circulação, segundo ela, hotéis, shoppings, cinemas, que são fechados é preciso o uso de máscaras e que o uso de álcool e lavar sempre as mãos auxilia nos cuidados e na prevenção e as doses da vacina precisam estar em dia.

 

Foto Destaque: Leito de hospital. Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile