Média de crianças que morrem por dia em decorrência da Covid no Brasil é de duas

Matheus Alvarenga Por Matheus Alvarenga
2 min de leitura

Um levantamento feito pela Observa Criança em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), com base em dados que foram coletados através do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, mostrou que a Covid-19 causou a morte, por dia, de duas crianças com idade inferior a 5 anos.

O total de crianças, até cinco anos, vítimas da Covid no país foi de 1.439 nos dois primeiros anos da pandemia. Desse total de mortes, 599 foram registradas em 2020 e 840 em 2021, seguindo o aumento da letalidade que aconteceu com as outras faixas etárias da população nacional.


Brasil registrou 840 mortes, em 2021, causadas pela Covid em crianças com idade inferior a 5 anos (Foto:Reprodução/Medicinasa)


Dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde indicaram que a média de duas mortes, por dia, nessa faixa etária ainda permanece nesse ano de 2022. Até o dia 13 de junho o país tinha registrado 291 óbitos causados pela Covid, em crianças com até cinco anos de idade.

Os dados colhidos nos dois primeiros anos da pandemia, 2020 e 2021, mostraram que crianças com idade entre 29 dias e 1 ano são as mais vulneráveis a doença.

A Pfizer, farmacêutica responsável pela criação de vacinas contra a Covid, divulgou que já está preparando os documentos necessários para pedir, ao Ministério da Saúde e para a Anvisa, o aval para a liberação da dose de vacina para crianças e bebês com idade entre 6 meses e 5 anos.

Na última semana os Estados Unidos iniciaram a vacinação, contra a Covid, para crianças com idade inferior a 5 anos. As vacinas que estão sendo aplicadas para essa faixa etária são da Moderna e da Pfizer.

Até o mês de junho de 2022, dados da Unicef mostraram que em 91 países a Covid-19 foi a causa de morte de 5.376 crianças com idade inferior a 5 anos.

 

Foto destaque: Crianças usando máscara Reprodução/UOL

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile