As estações mudam e o corpo muda com elas, e essa alteração de estação pode afetar até mesmo a menstruação, então não é uma coincidência para quem nota alguma alteração durante este período.
Estudos indicam que a ausência de sol faz com que os dias se estendam, de acordo com a revista “Women ‘s Health” existem outras consequências devido às baixas temperaturas.
Foto: Cólicas Menstruais(Reprodução/Prexels)
Começando pelo desequilíbrio hormonal, a falta de sol faz com que o sistema endócrino e a tireoide fiquem mais lentos, que são responsáveis pelo controle do metabolismo. O efeito que causa devido a alteração de temperatura pode desacelerar o metabolismo causando ciclos menstruais mais longos, mas acontece no início da mudança, seu corpo consegue se adaptar ao longo do tempo .
No inverno a incidência de luz é menor, criando assim uma ausência de vitamina D, fazendo o corpo ficar sem cálcio suficiente, este fator afeta principalmente na TPM (Temperamento Pré-Menstrual). Levando em consideração o clima frio e as alterações hormonais, essa unção pode fazer com que estimule ainda mais os sentimentos de solidão estimulando a tristeza.
Até as cólicas podem se agravar neste período, pois os vasos sanguíneos comprimem aumentando a intensidade da dor. Além de evitar alimentos que causam retenção de líquidos e ingerir vitamina B6 e magnésio, há outras maneiras que todas essas complicações podem ser evitadas ou aliviadas com algumas dicas:
Banho quente e compressas de água quente ajudam a aliviar os vasos sanguíneos e evitam a dor intensa das cólicas, outras dicas para controlar a dor é tomar medicamentos como ibuprofeno ou paracetamol e exercícios físicos, como yoga e até mesmo massagens locais. Outra curiosidades é a prática sexual que pode beneficiar o alívio das dores, pois o período facilita orgasmo, que tem o efeito relaxante e analgésico
Foto Destaque: Reprodução,Prexels