Neste sábado (20), iniciará a “mega vacinação”, campanha nacional contra a covid-19, liderada pelo Ministério da Saúde. Para incentivar que a população seja imunizada contra o coronavírus SARS-CoV-2, com eventos simultâneos em seis capitais (Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Curitiba, Salvador e Brasília).
O intuito da campanha é estimular que os brasileiros vão até aos postos de vacinação para tomar a segunda dose. Devido a isso, a campanha tem como slogan “Proteção pela metade não é proteção”, já que a eficácia máxima de um imunizante acontece após as duas semanas depois da segunda dose. Ademais, o evento busca também encorajar que a população tomar as doses de reforços — elas estão liberadas para quem tem mais de 18 anos e recebeu a última dose há pelo menos 5 meses.
“Nós queremos convidar todos os brasileiros que não foram tomar a segunda dose, assim como a dose de reforço, a procurar as Unidades Básicas de Saúde, salas de vacinação e as estratégias usadas em cada município. Essas doses estão disponíveis para a população, que ficará mais protegida e ajudará o Brasil a superar a crise sanitária e dar exemplo com uma das campanhas de vacinação mais bem-sucedidas do mundo, promovida integralmente pelo Sistema Único de Saúde”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Ministério da Saúde anuncia campanha de vacinação (Foto: Reprodução/Ministério da Saúde)
Contudo, quem não foi se imunizar contra a covid-19 também poderá ser vacinado na ação, incluindo os adolescentes. Até o dia 26 de novembro, quando a campanha se encerra, os postos de vacinação em todo país estarão preparados para impulsionar a imunização contra o coronavírus para todos os brasileiros.
Para se ter uma noção 21 milhões de brasileiros já podem tomar a segunda dose da vacina, enquanto que 9,3 milhões devem receber a dose de reforço, que já está sendo distribuída em todo o país.
Foto destaque: Reprodução/Instagram