Ministério da Saúde recomenda vacina da Pfizer em crianças de 6 meses a 2 anos de idade

Yngrid Horrana Por Yngrid Horrana
3 min de leitura

O Ministério da Saúde anunciou que crianças entre seis meses e dois anos de idade estão autorizadas a receberem a vacina contra a Covid-19 produzida pela fabricante Pfizer. Até o momento, a recomendação se destina principalmente às crianças que vivem com comorbidades.

Para que a vacina fosse indicada, especialistas do campo da saúde passaram por uma série de procedimentos. Eles tiveram acesso aos dados da vacina e acompanharam as etapas da fabricação do imunizante fornecidas pela Pfizer. “As informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz também para crianças entre seis meses e dois anos de idade”, confirma o Ministério. 

O uso do imunizante, que foi liberado em setembro deste ano pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é de uso indicado não apenas para os estados brasileiros, mas também para os demais países. No Brasil, a vacina Coronavac também foi liberada para crianças. Recomenda-se que ela seja aplicada no público com idade a partir de três anos de idade. 


Recomenda-se que crianças entre 6 meses e 2 anos portadoras de comorbidades sejam imunizadas pela vacina da Pfizer. (Foto: Reprodução/Agência Brasil)


A declaração do Ministério da Saúde salienta a importância da vacinação em massa do público infantil em todas as partes do mundo: “A ampliação da vacinação para esta faixa etária possibilitará maior segurança aos pais cujas crianças frequentam berçários, escolas e ambientes externos”. 

A respeito da vacina produzida pela Pfizer, a Saúde ressalta que a imunização seja divida em três etapas, sendo as duas primeiras doses com intervalo de um mês e, após a segunda dose, o reforço seja aplicado nos dois meses posteriores. Todas as doses devem ser produzidas pelo mesmo fabricante, não havendo permissão de intercambialidade entre as vacinas. 

A previsão é que o imunizante CoronaVac seja incluído no Calendário Nacional de Vacinação e destinado, sem restrições, para todas as crianças que compõem o grupo. O imunizante da Pfizer, no entanto, segue em análise de permissão e disponibilidade da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) para que seja autorizado às crianças sem nenhuma comorbidade.

Foto Destaque: Ministério da Saúde recomenda vacina da Pfizer em crianças de 6 meses a 2 anos de idade. Reprodução/Pfizer.

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile