Motivos para não se automedicar

Edson Barbosa Por Edson Barbosa
3 min de leitura

Riscos da automedicação são vários e mais comuns do que se imagina. Mesmo parecendo algo simples, o melhor jeito de evitar esses riscos é justamente não fazer desse hábito uma rotina.

A automedicação é a utilização de medicamentos por conta própria ou por indicação de pessoas não habilitadas, para tratamento de doenças cujos sintomas são percebidos pelo usuário, sem a avaliação prévia de um profissional de saúde.

A dor de cabeça, febre, situação de estresse, acidente leve com crianças como uma leve escoriação, esses são os pequenos casos que na maioria das vezes as pessoas se automedicam em casa.

Isso acontece por falta de informação ou até mesmo a falta de acesso à serviço médico de qualidade, por isso muitas pessoas decidem se automedicar.
Essas trazem vários problemas que podem atingir a saúde de forma irreversível.
Segundo o Ministério da Saúde, todo ano cerca de 20 mil pessoas morrem no país, vítimas da automedicação.


Riscos da automedicação são vários e mais comuns do que se imagina. Foto destaque: Reprodução/Site ofoco e aenfermagem


A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que cerca de 50% dos medicamentos são prescritos ou vendidos de maneira inapropriada, e tomados de forma incorreta pela maioria dos pacientes.

De acordo com Sarah Jarvis, diretora clínica do site Patient.info, os riscos associados a analgésicos como ibuprofeno são muito bem documentados.

Para a maior parte das pessoas, tomar pequenas doses por pouco tempo está associado com poucas chances de ter efeitos colaterais”, ela disse ao jornal The Sun. “Quando vemos problemas acontecerem, é porque tomaram uma dose muito alta ou estenderam o uso do medicamento ao longo de semanas ou meses. Geralmente, cometem os dois erros ao mesmo tempo”, afirmou.

Quais os riscos da automedicação?

O uso de remédios  sem prescrição médica podem trazer diversos problemas, sendo um deles a intoxicação. De acordo com a Anvisa, os maiores riscos da automedicação e que mais causam intoxicação estão em medicamentos como os analgésicos, antitérmicos e anti inflamatórios.

No momento em que uma dor de cabeça, febre ou qualquer sintoma anormal se manifestar por um longo período de tempo a primeira atitude correta é consultar um médico.

 

Foto destaque: Divulgação/Site hapvidaplanos

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile