INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

No Dia Mundial sem Tabaco, conheça dicas para deixar o vício

Nesta terça feira (31), é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco, nele ocorrem diversas campanhas de conscientização sobre os riscos que o vício de fumar traz para a saúde do ser humano. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), por ano, morrem aproximadamente 8 milhões de pessoas devido aos impactos do vício do fumo.

As pessoas que decidem parar com o vício do fumo enfrentam muitas vezes crises de abstinência da nicotina, entretanto, os sintomas que variam entre irritabilidade, dores de cabeça e alterações do sono são passageiras e geralmente desaparecem em algumas semanas.


Dia Mundial sem Tabaco promove campanhas contra o tabagismo (Foto:Reprodução/PrefeituraNovaTrento)


Segundo o Ministério da Saúde, o combate ao tabagismo é difícil pelo fato de o cigarro ser uma droga lícita, com uma aceitação social razoável, com fácil acesso e custo baixo. O tabagismo faz parte da CID (Classificação Internacional de Doenças) como doença crônica.

Alguns passos que o Ministério da Saúde aponta como ideais para quem quer largar o vício em cigarros são determinação, encontrar substitutos saudáveis, apoio de pessoas ao redor, melhor alimentação, apoio médico, buscar um grupo de apoio, cortar gatilhos do fumo e acima de tudo, determinação.

Segundo especialistas, o início do processo de abandonar o vício deve ter data marcada e, de preferência, ter o acompanhamento de profissionais da saúde. Existem hábitos que ajudam no consumo do cigarro, como por exemplo café, bebidas alcoólicas e refeições cotidianas, descobrir quais são os “gatilhos” que fazem com que a vontade de fumar apareça, é fundamental para ajudar no combate ao vício do tabaco.

Estratégias como chupar cubos de gelo e comer frutas geladas podem ajudar na diminuição da vontade de fumar. Outras opções no combate ao fumo são beber água gelada, palitos de cenoura crua, água de coco, cristais de gengibre e picolés de fruta.

Foto destaque: Cigarros Reprodução/UOL

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + dezoito =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...