Nova droga simula atividade física no corpo e auxilia na perda de peso

Djanira Luz Por Djanira Luz
3 min de leitura

Cientistas estão desenvolvendo, nos Estados Unidos, uma droga que imita atividades físicas. Ainda na fase de pesquisa, o novo tratamento testado em ratos, revela resultados favoráveis havendo possibilidade de avanço para um novo remédio com boas chances no auxílio do emagrecimento.

Expectativas

Conforme informações da revista Journal of Pharmacology and Experimental Therapeutics, o composto atua trazendo resultados no corpo como os obtidos com exercícios físicos. O experimento utilizado em ratos foi constatada perda de pesos, porque a droga atua sugerindo aos músculos que estão se exercitando, mais do que estão de fato, estimulando o metabolismo dos animais.

Não há registros, até o momento, de que a droga tenha ocasionado efeitos colaterais preocupantes. A próxima etapa de prosseguimento da pesquisa demanda aprimorar a estrutura para que seja oferecida na forma de comprimidos em vez da injetável. Após esse aperfeiçoamento, a droga seria testada em outras espécies animais antes de ser disponibilizada para teste em humanos.

O professor de farmácia da Universidade da Flórida, Thomas Burris, que coordena a atual pesquisa, explicou que o composto fala, sobretudo, ao músculo esquelético para fazer mudanças idênticas que se vê durante um treinamento de resistência, “Quando você trata ratos com droga, você poder ver que todo o metabolismo do seu corpo passar a usar ácidos graxos, o que é muito semelhante ao que as pessoas usam quando estão em jejum ou se exercitando. E os animais começam a perder peso”, disse o Burris.

Resultado preliminares

Foi observado nos ratos que receberam duas doses do composto por dia, durante um mês, a diferença de 10 vezes menos gordura no corpo do que os animais não medicados. Sendo que os dois grupos receberam porções iguais de alimentos e fizeram os mesmos exercícios físicos. O experimento revelou que o medicamento aumenta resistência, os ratos medicados, tiveram energia para correr 50% mais distante que os outros.


Pequisadora fazendo experimentos. (Foto: reprodução/Freepik)


A nova medicação SLU_PP 33² tem como mira um grupo de proteínas denominadas ERRs, que são encarregadas pela ativação de algumas das vias metabólicas mais relevantes em tecidos que arruínam a energia, como os músculos, o coração e o cérebro.

Além de agir no combate à obesidade, a nova droga promete auxiliar no controle da diabetes e melhorar a perda muscular referente à idade.

 

Foto Destaque: Nova medicação.   Reprodução/Freepik

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile