Nova variante da Covid-19 chega ao Brasil

Nicolas Garrido Por Nicolas Garrido
3 min de leitura

Nesta quinta-feira (17), a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) afirmou que existe a possibilidade da nova variante de Covid-19, a EG-5, popularmente conhecida como ‘Eris’, já estar circulando em território nacional, após primeiro caso ter sido confirmado em São Paulo. O Ministério da Saúde confirmou a cura da paciente de 71 anos, que fez uma coleta de exames laboratoriais em um hospital particular, sendo que seus sintomas ocorreram em 30 de julho. 


Derivada da Ômicron, a variante EG-5 preocupa as autoridade devido o aumento de casos (Reprodução / Tania C Smith / Alamy)


A variante EG-5 no Brasil e no mundo

A pasta está investigando as atualizações da Covid-19 para maior assertividade e efetividade em possíveis protocolos de contenção ao contágio do vírus e suas variantes. Para isso, o Ministério da Saúde publicou e reforçou via nota oficial a importância da conclusão do esquema vacinal com pelo menos duas doses imunizantes e, em casos de pessoas sintomáticas ou considerados de maior risco ao vírus, o isolamento e o uso de máscara em locais fechados, mal-ventilados e em meio a aglomerações.

A variante EG-5 anda preocupando as autoridades de saúde ao redor do mundo, uma vez que vem crescendo consideravelmente nos Estados Unidos e no Reino Unido. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a ‘Eris’ como uma “variante de interesse” e de baixo risco para a saúde, já que não tem potencial maior do que as variantes já existentes em originar casos mais graves da doença. 

Covid-19 no Brasil


Pelo menos 190 milhões de brasileiros tomaram a primeira dose da vacina contra Covid-19 (Luis Oliveira / Sesai-MS / www.gov.br/saude).


A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em 5 de maio de 2023 o fim da emergência de Saúde Pública de Importância Internacional quanto à pandemia de Covid-19, em Genebra, na Suíça. No Brasil, de acordo com informações do Governo Federal, 37 milhões de casos de Covid-19 foram confirmados aqui e houve mais de 700 mil vítimas fatais. Quanto aos dados da vacinação, 88,62% da população tomaram a primeira dose e o plano vacinal teve 82,32% de adesão ao plano vacinal completo, com a segunda dose ou dose única, 59,06% tomaram a terceira ou a quarta dose de reforço. 

 

Foto destaque: Primeiro caso da nova variante de Covid-19, a EG-5, é detectada em São Paulo. Reprodução/NIAIB

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile