Novembro Azul é um movimento de conscientização muito importante para os homens, afinal se trata do mês de prevenção ao câncer de próstata, doença que é responsável pela morte de inúmeros homens diariamente. Como visto em uma pesquisa, levantada pela Sociedade Brasileira de Urologia, junto ao Ministério da Saúde, cerca de 44 mortes por dia registradas no ano de 2021 são de homens, em razão da doença.
Homens não têm o costume de ir tanto ao médico quanto as mulheres. Esses são os que sofrem com o câncer de próstata por não se tratarem cedo, ou sem pelo menos saber se são portadores da doença, por vergonha ou receio de realizar o exame. A mesma pesquisa relata dados que mostram a diferença na procura por consultas no país. Apenas no ano de 2021, foram 862 milhões de atendimentos para pessoas do sexo feminino, enquanto 725,4 milhões para o sexo masculino, segundo o Sistema Único de Saúde, o SUS.
Homens tendem a ter doenças graves pela falta de prevenção. (Foto: Reprodução/Ecomax)
Culturalmente, homens são educados para serem fortes, viris e inabaláveis a qualquer doença, mas a ciência discorda disso. Conforme a Biometrix Diagnóstica, Centro de Diagnóstico de Curitiba (PR): Um a cada seis homens está fadado a possuir o câncer de próstata. Mostrando um dado alarmante para qualquer homem se preocupar. Não apenas isto, o Centro também comprova que 61 mil casos são descobertos no ano, só no Brasil, mas também que 90% dos casos diagnosticados cedo, no início, tem cura. Contudo, pesquisadores revelam que 51% dos homens nunca consultou um urologista.
Sabemos que pela história do patriarcado no país, homens tiveram a educação de força em contramão do cuidado consigo mesmo, e ainda hoje crianças e jovens permanecem com receios patriarcais, impedindo-os de se cuidarem da maneira correta.
Tratando-se da saúde do homem, muitas são as preocupações levantadas sobre. Fora a urgência pelos cuidados de prevenção com o câncer de próstata, outras também devem ser citadas e melhor abordadas com suas informações sendo buscadas pelos homens, como por exemplo: problemas de origem osteomuscular e doenças cardiovasculares, neurológicas e disfunção erétil.
Foto Destaque: Reprodução/CNN Brasil