Novo vírus de origem animal é descoberto na China

Bruno Gama Por Bruno Gama
3 min de leitura

O vírus Lagya henipavírus, como é chamado, foi detectado em mais de 35 pacientes que tiveram contato com animais. As autoridades sanitárias chinesas o encontraram através de estudos científicos nas províncias de Shandong e Henan. O vírus é transmitido pelo morcego frugífero.

Até o momento, nenhum dos casos relatados é grave, de acordo com a imprensa estatal do país. Os sintomas do hepavírus são tosse, febre, cansaço, perda de apetite, dores de cabeça e musculares, náuseas e irritabilidade.

Segundo informações publicadas por cientistas da China e Singapura no New England Journal of Medicine, o vírus foi descoberto depois de testes com amostras de saliva em pacientes que estiveram em contato recente com o animais. Dos 35 infectados, 26 demonstraram sintomas da doença.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”> Cientistas chineses fizeram um alerta sobre um novo vírus capaz de infectar seres humanos. Chamado de Langya henipavirus (LayV), ele já contaminou 35 pessoas em duas províncias localizadas no leste da China. <a href=”https://t.co/qsYA6MNYM5″>pic.twitter.com/qsYA6MNYM5</a></p>&mdash; Danrley Oliveira (@HeyBiomedico) <a href=”https://twitter.com/HeyBiomedico/status/1557135413701218309?ref_src=twsrc%5Etfw”>August 9, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Henipavírus, novo vírus de origem animal descoberto na China (Foto: Reprodução/Twitter)


O morcego frugívero é o principal portador do Hendra vírus (HeV) e Nipah vírus (NiV). O animal é capaz de transmitir os vírus para seres humanos. De acordo com o jornal estatal Global Times, ainda não foram registradas transmissões de humanos para humanos, mas a possibilidade não está descartada.

O Lagya henipavírus é uma das principais causas no aumento de casos de zoonoses na região da Ásia-Pacífico. A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica a doença como nível 4, ou seja, possui taxa de mortalidade entre 40% e 75%, sendo mais letal que a Covid-19.

Zoonoses

As zoonoses são doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas. Eles podem ser bacterianos, virais, parasitários ou envolver agentes não convencionais. Geralmente, o contágio ocorre através do contato direto ou alimentos, água e do próprio ambiente.

Algumas zoonoses são bem conhecidas, como por exemplo: leptospirose, doença de Chagas, febre amarela, febre de chikungunya, raiva entre outras. Os principais hospedeiros desse vírus são animais, como gatos, cachorros, carrapatos, aves, vacas e roedores.

Doenças como o HIV começam como zoonoses, mas depois evoluem para uma cepa exclusivamente humanas, tornando difícil o controle pelas autoridades de saúde.

Foto Destaque: China detecta novo vírus. Reprodução/Twitter

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile