O que são implantes hormonais bioabsorvíveis; doutor Paulo Lara esclarece dúvidas

Editoria Imag Por Editoria Imag
3 min de leitura

No Brasil e no mundo, os implantes hormonais se popularizaram nos últimos anos por serem uma das formas mais eficientes para realizar o equilíbrio hormonal. Os implantes são divididos em dois tipos: o tradicional e os absorvíveis.

O nutrólogo Dr. Paulo Lara explica a diferença e como o implante pode melhorar sua qualidade de vida de maneira geral. “O nutrólogo auxilia o paciente na perda de gordura, nos transtornos intestinais, nos transtornos de sono, libido, disposição… Tudo isso através da análise de vitaminas, minerais e hormônios do nosso organismo. É uma medicina preventiva também”, disse.

O foco atualmente está nos implantes bioabsorvíveis e a razão está na biodisponibilidade mas principalmente por não oferecerem picos de hormônio, por exemplo, como de testosterona injetável.


(Foto: Leandro Rosa)


No caso dos implantes bioabsorvíveis, como o próprio nome diz, o organismo é capaz de absorvê-lo, ou seja, não necessita de intervenção cirúrgica para ser retirado do corpo. Sua duração depende das doses e do organismo de cada paciente. No caso dos implantes tradicionais, eles duram, em média, um ano. São tubos de silicone implantados de maneira subcutânea, ou seja, por conta do material, deve-se retirá-lo do corpo após o tempo determinado, via procedimentos pouco invasivos.

Segundo o Dr. Paulo Lara seu diferencial é extrair o melhor de cada paciente: “Independente do seu modo de vida, busco encontrar alternativas para facilitar seu caminho para a saúde. Brinco sempre que muitos dos meus pacientes viram meus amigos, pois não estou ali para mandar em ninguém, mas sim explicar cada situação para que o paciente escolha o que deseja”, explica ele.

Quais são as vantagens de aplicar o implante absorvível e não o tradicional?

  • Não há picos de hormônios;
  • Dura, em média, de cinco a seis meses – dependendo da dose estipulada pelo seu médico;
  • Pode auxiliar na preservação e aumento de massa muscular;
  • Pode ajudar no fortalecimento do sistema imunológico;
  • Pode ser uma opção para Mulheres em Menopausa (fogachos, irritabilidade)
  • Pode ajudar no aumento de libido feminina;
  • Indicações formais da gestrinona incluem: endometriose, TPM severa e Adenomiose.

Existe um debate muito grande entre médicos e sociedades médicas a respeito dos implantes hormonais e realmente é muito importante que isso ocorra. Mais importante ainda é esclarecer aos pacientes os prós e os contras, avaliar todas as outras opções antes de trabalhar a parte hormonal e principalmente: escolher um bom profissional.

Lembrando sempre que essas informações não são recomendações de uso. Procure sempre um médico de confiança.

Foto Destaque: Reprodução/Leandro Rosa

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile