Óbitos causados pela febre maculosa chegam aos 75% em São Paulo

Henrique Santos Por Henrique Santos
3 min de leitura

A nova doença transmitida pelo carrapato-estrela vem preocupando a sociedade e traz um alerta de atenção para a área da saúde. A febre maculosa tem feito várias vítimas, principalmente no estado de São Paulo. A taxa de letalidade em São Paulo está em alta, e chegou aos 75%. O que se sabe é que as bactérias do inseto são infecciosas e que, dependendo da gravidade, a pessoa contaminada acaba falecendo.


Detalhe da febre maculosa: o carrapato-estrela é o responsável pela doença letal. (Foto: Reprodução/BandUOL)


A febre maculosa é uma doença causada pelas bactérias do gênero Rickettsia, transmitidas pelo carrapato-estrela. Trata-se de uma doença completamente infecciosa. Ela associa-se a quadros febris agudos, com gravidades que variam de acordo com o estado do paciente. Os infectados podem apresentar formas leves ou quadros graves, geralmente quando apresentam o quadro grave, a chance de óbito se eleva. As principais complicações no quadro do paciente com a doença incluem insuficiência respiratória e renal, inflamação cerebral e paralisia.

O nome popular da espécie do carrapato-estrela é a “Amblyomma cajennense”. No Brasil, encontram-se duas espécies dessa bactéria que estão relacionadas a quadros clínicos da febre maculosa: a primeira é a Rickettsia rickettsii, ela foi registrada no Norte do estado do Paraná e na região Sudeste; a segunda é a Rickettsia parkeri, que foi registrada em regiões da Mata Atlântica (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Ceará). 

Os casos de febre maculosa começaram a ganhar notoriedade após a dentista Mariana Giordano e o seu namorado, o piloto de automobilismo Douglas Costa, morrerem em 8 de junho com sintomas de febre, dores e manchas vermelhas no corpo. O caso aconteceu em Campinas, no interior de São Paulo.

O tratamento da febre maculosa pode ser realizado com o uso de medicamento antimicrobiano específico via oral e deve ser iniciado imediatamente no momento da suspeita de infecção. Em determinados casos, pode ser necessária a internação hospitalar. A falta ou demora no tratamento podem agravar o caso, levando a óbito.

 

 

Foto destaque: Bactérias transmitidas pelo carrapato-estrela causam a febre maculosa. Reprodução/PortalOndaSul

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile