OMS aprova uso emergencial de nova vacina contra o Covid-19, a Nuvaxovid

Wagner Edwards Por Wagner Edwards
2 min de leitura

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou na terça-feira de ontem (21) o uso emergencial da nova vacina contra o Covid-19, o imunizante Nuvaxovid, produzido pela farmacêutica norte-americana Novavax em parceria com a Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (CEPI na sigla em língua inglesa).

A aprovação aconteceu após a análise do insumo pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e da indicação do Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização da OMS.

A vacina Nuvaxovid já havia dado origem a outro imunizante no passado, que também foi aprovado pela OMS no último sábado (17), o chamado Covovax. Assim, ambas as substâncias possuem os mesmos princípios tecnológicos, requerem a aplicação de duas doses para criar a imunização no organismo contra o vírus e precisam ser armazenadas sob temperaturas de refrigeração entre 2 Cº a 8 Cº.

De acordo com a análise dos especialistas, a Nuvaxovid possui uma taxa de eficácia de 90,04% contra a infecção causada pelo Coronavírus. Ainda é investigado o índice de sucesso do insumo contra a nova cepa da doença, a Ômicron.


Cidadadão sendo imunizado com a vacina da Novavax. (Foto: Reprodução/Dado Ruvic).


Após a aprovação da OMS, a vacina será repassada ao Covax (consórcio da OMS de distribuição global de vacinas). A fabricante fechou um acordo para fornecer mais de um bilhão de doses.

Os primeiros lotes vendidos devem ser entregues à Europa em janeiro: a União Europeia, que já pesquisava sobre os efeitos e riscos da Novavax desde novembro, encomendou cerca de 200 milhões de doses.

A vacina da Novavax é baseada em proteínas, isto é, possui pequenas elementos proteicos do vírus Sars-CoV-2 produzidos em laboratório. Assim, as proteínas agem como células de defesa (anticorpos) para bloquear o vírus.

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Ministerio-da-Saude-vai-iniciar-uma-consulta-publica-sobre-a-vacinacao-infantil-contra-o-Covid-19

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Portaria-publicada-pelo-governo-exige-passaporte-de-vacinacao-e-teste-negativo

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Vacina-da-gripe-com-nova-formula-chega-em-2022-entenda-como-funciona


Atualmente, a OMS aprovou a aplicação de dez imunizantes contra o Coronavírus, sendo eles: Pfizer, Vaxzevria (Oxford/AstraZeneca), COVISHIELD (Oxford/AstraZeneca), Johnson & Johnson, CoronaVac/Sinovac, Moderna, Sinopharm, Covaxin, Covovax, e a Nuvaxovid.

 

Foto de destaque: Reprodução/Dado Ruvic.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile