INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Os benefícios da corrida: impacto na saúde e recomendações para uma prática equilibrada

A corrida é um esporte democrático, barato, acessível que reúne pessoas de todas as idades e gêneros, e uma das modalidades esportivas mais praticadas devido à facilidade que ela oferece, e pode ser feita em parques, rodovias e calçadões. Mas, no entanto, algumas pessoas ainda questionam qual o impacto dessa prática esportiva para a saúde e quais são os benefícios.

O médico do esporte Dr João Branco afirma que a prática da corrida é um exercício de longa duração que estimula o gasto energético e promove benefícios ao metabolismo e à queima de gordura, ativando as mitocôndrias. Além disso, durante a corrida e outras atividades físicas, a liberação de endorfinas contribui para o bem-estar, prazer e sensação de saciedade, especialmente quando realizadas regularmente.

A afirmação de João Branco se relaciona, de modo geral, ao impacto que o exercício físico tem no corpo. Mas é necessário deixar claro que essa atividade tem que ser balanceada, ou seja, não é saudável correr de forma desenfreada, sem planejar. É preciso se programar bem para ter ganhos.

Dr João completa dizendo que é importante planejar a prática da corrida. O excesso, conhecido como overtraining, pode resultar em lesões nas articulações. Devemos considerar o fortalecimento muscular, o treinamento, as articulações e, sobretudo, a condição do joelho, o tipo de calçado e o terreno utilizado.

Por outro lado, não se tem nenhuma comprovação científica, ou nenhuma recomendação do melhor horário que exista para praticar a corrida. A pessoa pode encaixar no melhor horário de seu dia.


Corredora. Reprodução/Ana Paula Simões


Existe um melhor terreno?

O Dr João também compartilha dicas sobre o melhor terreno para cada pessoa. “No caso, quem tem condicionamento físico mais adequado pode fazer na ladeira sem problema. O importante é manter-se por mais de 20 minutos e não exceder 60 minutos. Lembrando que em terreno inclinado sobrecarrega mais as articulações. Quem tem alteração articular e de coluna pode exigir mais da musculatura e ocasionar dores. Então, quem tem essas alterações precisa estar em um terreno estável”.

Praticar corrida pode ser benéfico para o emagrecimento, mas é essencial priorizar uma alimentação saudável. O equilíbrio calórico é fundamental: realizar uma atividade prolongada e ajustar a dieta. Comer em excesso ou de forma inadequada não irá resultar em perda de peso. O segredo está em criar um déficit calórico, consumindo menos calorias do que as que são gastas durante a atividade física.

Foto Destaque: Mulher Correndo/ Reprodução PaceFit

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...