Um estudo feito com quase 6 mil participantes de todas as regiões do Brasil, revela que a pandemia afetou ainda mais os estudantes de pós-graduação, por conviverem com uma rotina de prazos, leituras e produção de textos, e especialmente a pressão por produtividade. A pesquisa foi feita com a participação de pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).
O estudo também apontou que 45% dos alunos foram diagnosticados com ansiedade generalizada e 17% com depressão no período do primeiro ano da pandemia. E 60% afirmaram ter tido crises de ansiedade e dificuldade para dormir. 80% relataram ter tido falta de motivação e problemas de concentração.
Pandemia causou problemas na saúde mental de pós-graduandos. (Foto: Reprodução/Barbacena Mais)
O Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do IOC desenvolveu o estudo, e os resultados foram publicados na revista científica International Journal of Educational Research Open.
A autora do artigo, Roberta Pires Corrêa afirmou: “Os estudantes viveram incertezas, medo e perdas, no contexto estressante da pós-graduação, onde há muita pressão para ser produtivo e cumprir prazos. Um terço precisou procurar atendimento psicológico e uma pequena parcela, de quase 17%, usou medicamentos ansiolíticos ou antidepressivos sem prescrição.”
Os dados foram coletados no período em que as atividades presenciais foram totalmente suspensas, entre outubro e dezembro de 2020. Aproximadamente 80% dos estudantes alteraram seus projetos de pesquisa, e 9% deles mudaram completamente seus estudos, 35% fizeram alterações significativas e 37% fizeram mudanças pequenas.
A pesquisa também mostra como os alunos tiveram que se adaptar com a nova forma de trabalho, com reuniões virtuais com orientadores e aulas remotas.
“Eles [os alunos] se mostraram aguerridos e criativos para readequar suas atividades. Porém, foram afetados com altos níveis de problemas de saúde mental”, avaliou o pesquisador do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC/Fiocruz, Paulo Soares Stephens, também autor sênior do trabalho.
Foto destaque. Pandemia causa problemas na saúde mental de pós-graduandos. Reprodução/Stimuli Educação.