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Saúde e Bem Estar

Para médico, mais da metade dos brasileiros estão com problemas na qualidade do sono

Segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira do Sono, cerca de 65% dos brasileiros atualmente estão sofrendo com algum tipo de dificuldade na hora de dormir. Esse problema na qualidade do sono, serve de base para explicar os motivos de essas pessoas não descansarem completamente durante seu sono.

Para o médico neurologista do Hospital Santa Lúcia, Marcelo Lobo, esse problema na hora de dormir, pode estar relacionado com várias doenças, entre elas a Apneia Obstrutiva do Sono, em que a língua faz um movimento que acaba por impedir a passagem de ar até os pulmões, diminuindo a oxigenação do sangue no corpo todo.

“Quando a pessoa acorda e se sente cansada, mostra que a qualidade do seu sono está ruim, porque não é normal nem sadio acordar cansado”, disse o médico. Ele ainda completou dizendo que a Apneia, é mais comum de acontecer em pessoas que dormem e respiram pela boca, mas que outros fatores também não fortalecem o sono.

Os fatores que “jogam contra” o sono, segundo Marcelo são:

  • Olhar telas: quando a pessoa fica muito tempo na frente da televisão ou do celular antes de dormir, a luz irradia pelas telas, acaba gerando uma atividade maior no cérebro, bem na hora que ele deveria começar a descansar;
  • Ir ao banheiro: manter o hábito de ir ao banheiro de madrugada, é mais comum nos idosos, mas pode aparecer em qualquer caso. Por interromper todo o processo de descanso do corpo, ele atrapalha na qualidade do sono;
  • Excesso de peso: como as pessoas que estão fora do peso ideal, elas tendem a sofrer mais com a apneia e a insônia, atrapalhando o sono;
  • Tomar bebidas estimulantes e abusar do álcool: as bebidas que tem cafeína na sua composição, devem ser evitadas após às 18 horas, pois a substância demora para sair do organismo e quanto mais tarde ela for consumida, mais tempo ela permanece ativa no corpo. O álcool pode ajudar de imediato as pessoas a pegarem no sono, mas em um curto período de tempo, esse efeito passa e a pessoa logo quer acordar;

Foto: Mulher com problemas para dormir/ Reprodução: HOSPITAL IGESP


E para ajudar quem sofre com esse grave problema na hora do descanso, o especialista dá dicas como:

  • Deixar a temperatura do quarto de forma agradável: Para que o sono venha logo que você se deitar, o ideal é que a temperatura não seja nem muito quente e nem muito fria, pois assim a qualidade da hora do descanso é melhorada;
  • Ir para o quarto mais perto da hora de dormir: Segundo o médico, o ideal é usar o quarto apenas para dormir e não ir para ele e ficar no celular, pois dessa forma o cérebro entende que aquele ambiente é calmo e próprio para descanso;
  • Não praticar atividade física na parte da noite: Fazer qualquer atividade física que exija muito do organismo, não ajuda o cérebro a descansar, por isso ele recomenda que qualquer esforço físico de preferência seja feito mais cedo;

Para Marcelo, quem seguir todas essas dicas no cotidiano, criando uma rotina bem marcada, melhorará a qualidade do sono e do descanso e também cria uma higiene do sono, que só pode trazer benefícios para o corpo todo e para a pessoa. 

   

Foto Destaque: Mulher sofrendo com insônia/ Reprodução: PSICOTERAPIA e afins

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