INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Pasternak diz, falta de orientação sobre o uso de máscara foi um erro

Numa entrevista à CNN, especialista Natalia Pasternak, defendeu que população seja orientada sobre “quando e como” utilizar o equipamento

Diante do aumento do número de casos da Covid-19 no Brasil, a microbiologista Natalia Pasternak, em entrevista à CNN nesta sexta-feira (3), criticou a maneira como ocorreram as flexibilizações das medidas de prevenção ao coronavírus no Brasil, especialmente as relacionadas ao uso de máscaras.

A gente errou em exaltar essa remoção das máscaras e não educar a população para quando, e como, a máscara é necessária”, afirmou.

Para especialista, mais do que focar na obrigatoriedade ou não da utilização do equipamento, é necessário ter conhecimento dos riscos associados a cada ambiente e dos benefícios trazidos pelo acessório.


Movimentação de pedestres na Avenida Paulista em São Paulo. Foto destaque: Reprodução/Celso Tavares/g1


A máscara serve para diminuir a probabilidade do contágio. Então, em locais onde o contágio é muito provável –como transporte público, locais muito aglomerados e muito fechados, sem ventilação, onde as pessoas vão passar longos períodos juntas– o bom senso deveria falar mais alto”, explicou.

A microbiologista reiterou ainda que além da importância de completar o regime de vacinação para garantir a proteção contra a doença.

“Quem tem mais de 50 agora é elegível para tomar a 4ª dose, deve tomar, vai estar mais protegido”, orientou a especialista. O Ministério da Saúde anunciou na quinta (2) a recomendação.

Vale lembrar que o no dia 22 de abril o ministro Marcelo Queiroga, assinou a portaria que declarava o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) causada pela pandemia da covid no Brasil. As decisões oficializadas começaram a valer 30 dias após a publicação no diário Oficial da União. 

Para determinar o fim da ESPIN, o Ministério da Saúde considerou a capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Foto destaque: Reprodução/Divulgação/Governo de SP

 

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × dois =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...