Envelhecer é um processo natural do nosso corpo. Com o passar dos anos, o organismo já não consegue produzir músculos como na juventude. É uma tendência do corpo perder músculos mais facilmente na velhice. O idoso chega a perder 95 gramas por dia. Quando existe uma redução muscular, a possibilidade de fraturas aumenta significativamente. Segundo especialistas para evitar o problema e garantir uma velhice saudável o ideal e praticar atividades físicas desde cedo.
Foto: Casal de idosos felizes realizando atividade física. Reprodução/freepik.com
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca, e publicada pela American Journal of Physiology – Cell Physiology em julho deste ano mostram que os exercícios de hipertrofia são capazes de fortalecer as conexões entre nervos e músculos, protegendo os neurônios motores da medula espinhal em qualquer idade. O estudo contou com a participação de 50 homens saudáveis entre as idades de 60 a 72 anos. Onde 38 deles foram incluído em um programa de treinamento intenso, levantando pesos 3 vezes por semana por dois meses. Os demais voluntários integraram ao grupo que não fizeram musculação. O autor do estudo o fisiologista Casper Søndenbroe, afirma que os idosos que exercitaram se na musculação tiveram músculos maiores e melhor condicionamento físico. Através de biopsias musculares forma possível detectar a estabilidade entre as junções neurônios e músculos. E que as queixas relacionadas com as dores nos joelhos e nas costas também diminuíram.
Segundo ele embora o estudo tenha sido feito apenas com pessoas do sexo masculino as mulheres da mesma idade também podem se inserir na mesma situação se beneficiando com a mesma pratica de exercício.
“A pesquisa mostra que, embora você comece tarde na vida, a musculação ainda pode fazer a diferença”
Ele ainda recomenda que uma boa pratica de musculação agregada a um bom equilíbrio alimentar de forma correta e boa rotina de sono favorece o processo metabólico promovendo bons resultados. Aumentando a capacidade cardiorrespiratória proporcionando um bem estar geral.
Ele declara que o declínio da massa muscular não pode ser interrompido, mas pode sim ser desacelerado.
Foto Destaque: Idoso feliz mostrando músculos na academia- . Reprodução/nomadsoul1 /freepik.com