Pilates: Saiba os benefícios para saúde que essa prática oferece

Julia Cabrero Por Julia Cabrero
3 min de leitura

Pilates é um método de condicionamento físico de origem alemã que foi criado na década de 20. É um conjunto de exercícios que são realizados no solo ou em equipamentos exclusivos para a prática. 

É indicado para reabilitação física e tem como mandamento o controle e conexão entre corpo e mente, responsável por devolver e restaurar a saúde de pessoas em condições patológicas, como também aumentar condicionamento físico e promover um aumento da qualidade de vida para pessoas saudáveis.

Essa prática é muito importante para respiração e movimentos do corpo todo. Além disso, possui diversos benefícios que no final, vale a pena começar a fazer pilates. São eles:

• Melhora de postura 

Quando a pessoa começa a fazer pilates, ganha consciência corporal. Ou seja, foco nos músculos do centro do corpo (os chamados core) fazem com que as curvas naturais da coluna e os limites de cada um sejam respeitados, o que melhora a postura. O que resulta na diminuição de dores nas costas. 


Instrutora de pilates orientando sua aluna em um dos aparelhos (Foto: Reprodução/Mundo RH) 


• Alívio de tensões e estresse 

Essa prática é conhecida por fazer a pessoa focar na própria respiração e desenvolver concentração na hora de executar os movimentos, o pilates pode ajudar na redução do estresse. Isso acontece por conta do lugar em que os exercícios acontecem, sempre  salas tranquilas e com som ambiente agradável.

• Previne fraturas osteoporóticas e melhora coordenação motora 

O pilates faz com que ocorra o aumento de força muscular, fortalecendo a estrutura óssea e prevenindo fraturas ocasionadas pela osteoporose. Além do mais, é beneficial para melhorar a coordenação motora, auxiliando o corpo a ter equilíbrio. 


Pessoas de todas as idades podem se tornar adeptos do pilates (Foto: Reprodução/Morada do Sol)


• Ganho de flexibilidade 

Por acontecer exercícios de alongamento global do corpo, é possível desenvolver essa  extensão dos músculos e articulações. Isso traz benefícios para o dia a dia em simples atividades como abaixar para pegar um objeto do chão, limpar a casa ou até mesmo amarrar os sapatos.

Para começar a fazer pilates é preciso procurar um profissional qualificado e experiente. As aulas costumam ser individuais e podem ser feitas com outros alunos, depende de onde é realizado. 

 

Foto Destaque: Reprodução/Núcleo Alma

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile