INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Prefeitura do RJ realiza busca de crianças não vacinadas contra sarampo

Em um levantamento realizado pela secretaria de saúde da cidade do Rio de Janeiro, foi constatado que um pouco mais de 15 mil crianças, residentes em bairros considerados de alto risco epidemiológico para o sarampo não estão com o esquema vacinal em dia.


 

 

Foto:  Criança sendo vacinada. Reprodução/ Getty imagens.


Mediante estas informações agentes da secretaria de saúde da cidade do Rio de Janeiro, iniciaram nesta segunda feira (12), uma busca ativa por estas crianças que ainda não completaram o esquema vacinal ou não receberam nenhuma das doses.  Foi verificado que a procura da vacina tríplice viral no estado caiu para 56% em relação aos anos anteriores que tinha uma cobertura de um pouco mais de 90%.

Segundo Daniel Soranz, secretário de saúde da cidade, as equipes de atenção primária e vigilância sanitária estão indo nas residências, conversando com os pais e responsáveis verificando a situação de crianças na faixa etária de seis meses a quatro anos de idade que ainda não tomaram a vacina tríplice viral. Os agentes verificam ainda a situação de crianças e adolescentes até 14 anos, que estejam com sua caderneta de vacinação atrasada.

Ainda de acordo com Soranz, quem não esta com a caderneta de vacinação em dia, está sendo vacinada na sua própria casa, facilitando o acesso a imunização. E nos casos do atraso de outras vacinas ou dúvidas, os pais estão sendo encaminhados para a clínica da família ou a um centro municipal de saúde, para por em dia seu esquema vacina. 

A estratégia visa aumentar a cobertura vacinal contra doenças e conter eventuais surtos seguindo todas as recomendações e orientações da Organização Pan-Americana de saúde.

A vacina tríplice viral é responsável por prevenir doenças como caxumba, rubéola e sarampo. O esquema é composto por uma dose entre os seis messes e 12 meses, com o primeiro reforço com 15 meses e 2 reforço com 4 anos.

Atualmente no Calendário Nacional de vacinação, o imunizante esta sendo disponibilizado também para pessoas de 12 meses a 59 anos de idade, onde duas doses até 29 anos e uma dose de 30 a 59 anos, em pessoas nunca vacinadas.

A busca ativa ocorre das 8h às 17 h, nos seguintes bairros Recreio e Bangu, na zona oeste, Santo Cristo, na região central da cidade, Rio das Pedras e Manguinhos, na zona norte.

Foto destaque: A vacina tríplice viral e responsável por prevenir doenças como caxumba, rubéola e sarampo.  REPRODUÇÃO:  Gettyimgens.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...