INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Prolapso da Válvula Mitral: entenda condição cardíaca de João Carreiro

Prolapso da Válvula Mitral: entenda condição cardíaca de João Carreiro

Na última quarta-feira (3), o cenário musical sertanejo foi abalado pela notícia do falecimento do renomado cantor João Carreiro, aos 41 anos. A causa da morte foi atribuída a uma condição cardíaca denominada prolapso da válvula mitral (PVM), revelando uma faceta pouco explorada da saúde do artista.

Segundo Alexandre R. Marra, pesquisador do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP), o prolapso da válvula mitral é uma alteração na estrutura de uma das válvulas cruciais do coração. A válvula mitral, também conhecida como válvula bicúspide, desempenha o papel vital de separar o átrio do ventrículo esquerdo, impedindo o refluxo sanguíneo.

Com o prolapso mitral, ocorre uma espécie de “frouxidão” da válvula, levando-a a se deslocar para o átrio esquerdo. Essa condição compromete sua capacidade de vedação eficaz, permitindo o vazamento de sangue de volta para o átrio.

Causas e implicações


Prolapso da Válvula Mitral: entenda condição cardíaca de João Carreiro

Na maioria dos casos, o prolapso da válvula mitral tem origem genética, embora também possa ser desencadeado por síndromes cardíacas. (Foto: Reprodução/Freepik)


O prolapso da válvula mitral, em sua maioria, é de origem genética, mas também pode ser desencadeado por síndromes como a de Marfan ou de Ehlers-Danlos. Muitos portadores dessa condição podem permanecer assintomáticos ao longo da vida, enquanto outros podem experimentar sintomas como dor no tórax, aumento dos batimentos cardíacos, enxaqueca, cansaço, tontura e queda de pressão.

Diagnóstico e vigilância

O diagnóstico do PVM é relativamente simples, geralmente realizado por meio de ausculta, que revela batimentos cardíacos característicos. O ecocardiograma é outra ferramenta valiosa para confirmar o diagnóstico.

Desafios e perspectivas futuras

Muitos vivem inconscientemente com o prolapso da válvula mitral, sem sintomas aparentes. No entanto, em casos mais graves, podem surgir arritmias cardíacas, exigindo um acompanhamento frequente e, se necessário, intervenções para prevenir complicações futuras.

 

Foto destaque: Aos 41 anos, o cantor sertanejo veio a óbito, não resistindo a um procedimento cirúrgico destinado à substituição da válvula cardíaca (Reprodução/Terra)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...