A queda de cabelo é uma ação normal da vida, quando se atinge uma certa idade os cabelos caem em determinada quantidade. Estima-se que todos os dias perdemos de 50 a 100 fios de cabelo, algo normal.
“É algo fisiológico. No couro cabeludo, há cabelos em diferentes estágios: alguns estão crescendo, outros estabilizados e outros devem cair” afirma o dermatologista do Hospital Universitário de Navarra Leyre Aguado.
Entretanto, apesar de ser comum e nem sempre estar relacionada a problemas de saúde, a queda de cabelo pode ser alarmante quando ocorre de maneira intensa e constante. A condição pode se transformar em um sintoma de algum problema de saúde e precisa ser investigado para iniciar tratamento.
Mulher sofrendo com seus cabelos em sua escova após eles caírem (Foto: Reprodução/Wellife Bem Estar)
A principal causa para a queda de cabelo é o chamado eflúvio telógeno, ele ocorre devido aos fios que param de crescer e começam a cair por motivos estresse pelo qual o organismo passou. O eflúvio telógeno costuma durar até seis meses e passa sem a necessidade de tratamento.
Outros problemas de saúde que podem ocasionar a queda de cabelo são:
• Doenças Infecciosas
Pessoas que contraíram doenças como dengue e Covid-19 podem perder cabelo durante os três meses de recuperação. É algo esperado, porém, se durar mais de três meses é preciso procurar um dermatologista para realizar o tratamento indicado.
• Anemia
A anemia é uma doença que acontece quando a taxa de hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio no sangue, está baixa devido à falta de ferro, perda de sangue ou escassez de vitamina B12. Entre os sintomas está apresentar enfraquecimento nos fios de cabelo, ocasionando a queda.
• Disfunções da Tireoide
Quando ocorre a disfunção da glândula tireoide, a produção de hormônios é menor do que o necessário ao organismo. Sendo um dos sintomas mais comuns a queda de cabelo.
É importante acompanhar sempre os sintomas do corpo e perceber se existe algo fora do comum. Existem outros problemas de saúde que podem ocasionar a queda de cabelo. Dessa forma, caso outros sintomas sejam apresentados, deve-se procurar um profissional imediatamente.
Foto Destaque: Reprodução/Clínica Zaffy