INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Redução da umidade do ar pode prejudicar saúde da pele; veja como evitar

Redução da umidade do ar pode prejudicar saúde da pele; veja como evitar

As temperaturas voltaram a subir em diversos lugares do Brasil e a umidade do ar despencou drasticamente, com índices abaixo do que é considerado ideal pela Organização Mundial da Saúde, o que pode representar riscos para a saúde do organismo. E um dos órgãos mais afetados é a pele.

Nesse período de clima seco, é fundamental redobrar a atenção com a pele e adotar alguns cuidados para combater os danos causados pela diminuição da umidade. Confira abaixo as dicas de um time de especialistas:

Reforce a hidratação

A hidratação da pele figura entre as etapas mais importantes da rotina skincare para manutenção da saúde e beleza do tecido cutâneo.

“A hidratação ajuda a manter a umidade natural e a fortalecer a barreira de proteção da pele contra agressores externos. Além disso, o hábito ajuda a melhorar a textura e a suavidade da pele, além de minimizar a aparência de poros dilatados e irregularidades”, explica a Dra. Lilian Brasileiro, médica especialista em Dermatologia, que recomenda o uso de hidratantes adequados ao tipo de pele. 

Aumente a ingestão de líquidos

Segundo a Dra Cintia Guedes, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, os cosméticos hidratantes atuam apenas nas camadas mais superficiais da pele, não sendo capazes de auxiliar na hidratação das camadas mais profundas. Por isso, a ingestão adequada de água é fundamental.

Sem água, o corpo sofre com desidratação e a pele torna-se ressecada, opaca e craquelada. Em contrapartida, um organismo bem hidratado se traduz em uma pele mais luminosa, viçosa, saudável e, ainda, com linhas finas menos aparentes”, afirma a médica.

Aposte nos suplementos

Além do consumo de água, a hidratação cutânea também pode ser realizada de dentro para fora por meio de nutracêuticos, como o FC Oral, as chamadas cápsulas de caviar.

Por conter ômega-3 vetorizado por fosfolipídeo, que possui identidade com a membrana celular, o ativo promove hidratação, restaurando os danos dessa membrana, e melhora a fluidez, isto é, permite que os nutrientes sejam absorvidos de uma forma mais plena, o que também traz resultados para a hidratação”, diz a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos.

Inclua um esfoliante na sua rotina skincare

Para potencializar a hidratação proporcionada pelos cosméticos, uma das melhores estratégias é apostar na esfoliação.

O esfoliante ajuda a remover as células mortas da superfície da pele, deixando-a mais suave, luminosa e com aparência renovada. Além disso, aumenta a eficácia dos produtos hidratantes que serão aplicados em seguida”, destaca a Dra. Lilian Brasileiro.

Isso não quer dizer, porém, que você deve realizar a esfoliação todos os dias, pois o uso excessivo retira a camada de gordura saudável da pele, piorando o ressecamento e provocando irritação e vermelhidão. 

Aposte em procedimentos em consultório

Os procedimentos em consultório também são grandes aliados da hidratação da pele. Nesse sentido, o grande destaque é o skinbooster, que consiste em injeções de ácido hialurônico não reticulado. “O ácido hialurônico do skinbooster não promove volume, mas, sim, atrai água para a pele, melhorando a hidratação, o viço e a textura do tecido cutâneo”, afirma a Dra. Paola Pomerantzeff.

Outra excelente opção é a hidrodermoabrasão do HydraFacial, que promove uma poderosa hidratação da pele enquanto limpa, esfolia e extrai sujidades de maneira agradável.

Ao unir limpeza de pele com aplicação de poderosos boosters, o procedimento é capaz de proporcionar um verdadeiro skincare de consultório, passando por todas as etapas indispensáveis no cuidado diário com a pele, mas de maneira muito mais potente”, explica o dermatologista Dr. Renato Soriani, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

O médico ainda afirma que, ao desobstruir os poros e melhorar a hidratação e vascularização da pele, o procedimento também aumenta a penetração e eficácia dos cosméticos utilizados diariamente na rotina skincare.

DRA. CINTIA GUEDES: Dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). 

DRA LILIAN BRASILEIRO: Médica especialista em Dermatologia, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. 

DR. RENATO SORIANI: Dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Mestre em Dermatologia pela USP.

Foto destaque: alta temperatura e baixa umidade. Foto/Reprodução

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...