INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Refugiada congolesa morre após carregar um feto no abdômen por nove anos

Uma mulher morreu com uma condição rara, chamada litopédio. O litopédio ocorre quando o feto morre durante a gestação e fica preso no abdômen. O feto calcificado que estava no abdômen da mulher foi fruto de um aborto espontâneo ocorrido aproximadamente 9 anos antes. 

A mulher tinha 50 anos e era refugiada do país Congo, localizado na África Central. Ela só pôde receber um atendimento adequado na cidade de Nova York, onde foi a consultas médicas frequentes por reclamação de indigestão após comer e cólicas estomacais, após realizar alguns exames, então foi descoberta a causa, que era o feto calcificado. 

De acordo com o relato do caso, divulgado pela famosa revista científica BMC Women ‘s Health, a mulher não aceitou o tratamento do litopédio, por medo da cirurgia, do que poderia acontecer e escolheu prosseguir somente com o monitoramento dos sintomas que estava sentindo. 


Feto calcificado no abdômen da mulher de 50 anos. (Foto: Reprodução/BMC Women’s Health)


Um trauma fez a mulher nunca mais frequentar o sistema de saúde. Quando ela estava na Tanzânia foi muito maltratada pelos médicos que a atenderam, por ter perdido o bebê em um aborto espontâneo há 9 anos atrás, este teria sido o nono filho da refugiada congolesa. 

O litopédio ocorre da seguinte forma: o organismo da mãe envolve o feto do aborto espontâneo e acaba calcificando-o, como parte da reação do organismo a um corpo estranho, um fenômeno muito raro mas que infelizmente acontece e foi o caso da mulher de 50 anos. 

Dessa forma, o feto pode passar muito tempo calcificado, como anos e até mesmo décadas, sem apresentar nenhum sintoma que o caracterize. Tanto que foi através de exames de imagem que pôde ser descoberto o feto calcificado. 

Após 14 meses desde a mulher ter se recusado a fazer o tratamento e optar por escolher somente o monitoramento, veio a falecer por desnutrição. O corpo da mulher não absorvia mais os nutrientes vitais, devido ao litopédio. 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × três =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...