Reino Unido registra primeira morte da variante ômicron desde seu surgimento

Diogo Nogueira Por Diogo Nogueira
2 min de leitura

O primeiro-ministro Boris Johnson informou nesta segunda-feira (13), uma morte decorrente á variante de covid-19, ômicron. É o primeiro caso de morte notificado no mundo.

“Infelizmente a ômicron está gerando hospitalizações e, tristemente, pelo menos um paciente morreu com ômicron, confirmado”, comunicou Johnson em uma visita clínica de vacinação em Londres.

Somente no domingo (12), os casos sofreram uma considerável elevação, com 1.239 novos contágios, e totalizando 3.137, 65% a mais que os 1.898 acumulados até o dia anterior. O Reino Unido começou a receber infecções da variante em 27 de novembro.

Inicialmente, dados apontam que a eficácia da vacina contra infecções sintomáticas é significativamente menor contra a ômicron para quem recebeu duas doses, mas que uma terceira dose de ambas vacinas nomeadas Pfizer e Moderna, pode aumentar a proteção para mais de 70%.


Nova cepa do Coronavírus se espalha pela Europa, e faz medidas preventivas serem mais rígidas. (Foto: Pixabay/Reprodução)


“As infecções pela variante estão dobrando a cada dois ou três dias, isso significa que estamos diante de um maremoto de infecções, estamos novamente numa corrida entre a vacina e o vírus”, disse o ministro da Saúde do Reino Unido, Sajid Javid.

As novas medidas preventivas tiveram um impacto adicional neste domingo, visando combater a disseminação da variante ômicron.

Foram implantadas as seguintes regras:

– Ampliação da campanha de vacinação de reforço para os maiores de 30 anos, a partir de segunda-feira (13).

– Testagem obrigatória, durante 7 dias de pessoas vacinadas que entraram em contato com casos confirmados de covid-19

 – Isolamento por 10 dias de cidadãos que não foram imunizados e que conviveram com infectados

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/colunista/Paula-S-Teorodo/post/Natal-confira-dicas-de-looks-para-arrasar-no-dia-25

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/BahiaGoverno-Federal-reconhece-situacao-de-emergencia-do-estado-apos-fortes-chuvas

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Santa-Catarina-fica-em-alerta-apos-morte-de-macaco-por-febre-amarela


O primeiro caso confirmado da B.1.1529 foi de uma amostra coletada no dia 9 de novembro de 2021, surgindo na África do Sul. De acordo com a OMS, a variante apresenta um grande número de mutações, algumas preocupantes.

Foto em destaque: Neil Hall/Pool via Reuters

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile