No início da pandemia foi constatado que a diabete pode agravar os sintomas da Covid-19, mas a diabete pode influenciar também sobre a permanência dos sintomas da doença, relatou a gerente médica da AstraZeneca no Brasil, Juliana de Paula. A médica participou de um fórum realizado pela VEJA SAÚDE com o tema sobre diabetes, durante a ocasião ela alertou sobre o que ambas doenças podem causar em quem já possui uma delas.
Segundo ela, estudos recentes sobre a Covid-19 revelaram que pacientes com diabetes e que foram contaminados pela doença tem o maior risco de contrair a Covid Longo que é a persistência dos sintomas pós-infecção, alguns deles são crônicos como fadiga e falta de concentração.
Além disso, a médica afirma que, existe cada vez mais evidências de que pessoas que contrairão a Covid-19 desencadearam a Diabete tipo 2. Ambas as doenças podem trazer diversos prejuízos na vida de uma pessoa, por esses e outros motivos, Juliana alerta que apesar das pessoas estarem cada vez mais relaxadas sobre os cuidados com o coronavírus ainda não é o momento ideal. A doença está em circulação e ainda não se sabe sobre todos os danos que ela pode causar. Até a data presente, no Brasil, consta com mais de 34,1 milhões de casos e mais 681 mil mortes segundo o painel do coronavírus administrado pelo Ministério da Saúde.
Pesquisadores fazendo estudo sobre a Covid-19. (Foto: Reprodução/Instagram)
Uma pesquisa realizada pelo Centro de Epidemiologia Clínica do Sistema de Saúde de St. Louis e da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, identificaram que a cada 100 indivíduos que contraiu o coronavírus 2 apresentaram diabete em seguida, segundo o médico Ziyad Al-Aly responsável pela pesquisa, o que mais surpreendeu é que alguns desses pacientes que participaram da pesquisa não possuíam histórico familiar, não eram grupo de riscos e tiveram a Covid-19 com sintomas leves ou assintomáticos.
O assunto ainda é bastante estudando e pesquisado, porém, os médicos alertam que os cuidados de prevenção contra o coronavírus devem permanece.
Foto Destaque: Uma mulher se prevenindo contra o covid utilizando a máscara. Reprodução/Instagram