Relatos de efeitos colaterais do Ozempic aumentam e médicos alertam pacientes

Rodrigo Salzano Por Rodrigo Salzano
3 min de leitura

O remédio Ozempic, indicado para diabetes e conhecido por induzir a perda peso, vem sendo constantemente alvo de alertas com relação aos seus efeitos nocivos, como desnutrição, perda de apetite, enjoo e inchaço na barriga.

Um dos casos que viralizou foi o da escritora médica Renata Lavach-Savy, em North Bergen, Nova Jersey. Ela ficou sem apetite, começou a agendar alarmes para se lembrar de comer, estava exausta, incapaz de se mover mesmo após dez horas de sono. Deixava suas roupas espalhadas no chão, pois tinha medo de que fosse vomitar ao tentar abaixar para pegá-las. Após quatro meses, sua nutricionista disse que ela poderia estar desnutrida.

Casos graves como os vivenciados por Lavach-Savy são raros. Segundo Andrew Kraftson, professor clínico da Michigan Medicine, algumas pessoas que tomam Ozempic podem sentir uma falta de apetite tão intensa que ficam desnutridas. As pessoas precisam receber orientações claras sobre dieta e nutrição enquanto estiverem sob uso do remédio, afirmam médicos.


Medicamento Ozempic. (Reprodução/Joeal Saget/AFP)


O Ozempic funciona bloqueando parte dos sinais de fome do cérebro, suprimindo o apetite do paciente, também fazendo com que o estomago esvazie mais lentamente, aumentando a saciedade por mais tempo. Os usuários precisam ser monitorados regularmente pelos seus médicos.

“Não estamos tentando fazer você desaparecer no nada. Se as pessoas não conseguem comer o suficiente enquanto estão tomando o medicamento, ele diminui a dose ou diz para eles pararem de tomar o medicamento”, disse Kraftson.

Ainda não foram estabelecidas as diretrizes nutricionais padrão para os pacientes que fazem uso do Ozempic ou medicamentos com funcionalidade semelhante, como o Wegovy. De acordo com Robert Gabbay, diretor científico da American Diabetes Association, evitar alimentos com alto teor de gordura também é fundamental, pois podem fazer com que os usuários do remédio se sintam desconfortáveis, até dolorosamente cheias. O ideal é seguir uma dieta rica em frutas, vegetais e fibras, além de comer os alimentos devagar e fazer uma pausa no meio da refeição, para avaliar o quanto estão realmente satisfeitas.

Os pacientes que fazem uso do Ozempic costumam perder peso porque consomem menos calorias, não porque a droga magicamente queima gordura, afrimou Gabbay. Outro efeito colateral comum é a mudança nos desejos das pessoas. Algumas pessoas podem perder interesse por alimentos antes amados, diminuindo principalmente o desejo por alimentos mais ricos em gordura e açúcar.

 

Foto destaque: Paciente aplicando Ozempic. Reprodução/Twitter

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile