Saiba 5 curiosidades para lembrar no Dia Mundial da Atividade Física

Isabela Nicomedes Por Isabela Nicomedes
3 min de leitura

Nesta quarta-feira, 6 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física. Um dia para servir de alerta à população sobre os riscos de saúde que o sedentarismo pode causar. A prática de exercícios físicos auxilia no bom condicionamento físico e mental da pessoa, quando realizados frequentemente.

As melhorias das atividades de esporte podem ajudar além dos benefícios mais buscados, como o emagrecimento, ganho de massa muscular ou através da liberação hormonal, a manutenção da saúde mental. Para explicar a respeito das vantagens, médicos especialistas vão apontar curiosidades que a atividade física proporciona aos praticantes.

A primeira é no funcionamento do organismo, pois segundo a cirurgiã vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Aline Lamaita, a prática aumenta a circulação do sangue, melhorando o retorno venoso a fim de levar oxigênio às células dos músculos e tecidos próximos. “Além de contribuir para a queima de gordura, o exercício ajuda a desenvolver os músculos e fortalecer o sistema imunológico“, diz ela.


Atividade Física ajuda além do emagrecimento. (Reprodução: Getty Images)


De acordo com o ginecologista especializado em reprodução humana, Rodrigo Rosa, pessoas que praticam atividades físicas têm maiores chances de fertilidade, contando que a prática seja acompanhada com alimentação saudável, não seja desgastante nem não tenha uso de esteroides.

Outra vantagem das atividades é a diminuição do risco de doenças, em que esse hábito regularmente se relaciona com a melhora no controle da diabetes, de peso, pressão arterial, colesterol, e um bom condicionamento cardiopulmonar, afirma Lamaita.

Segundo a cirurgiã plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Beatriz Lassance, os exercícios físicos melhoram a qualidade da saúde da pele. E a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Paola Pomerantzeff, adiciona o fator da liberação de hormônios e substâncias na manutenção da pele.

Por fim, a também membro da SBD e dermatologista, Patrícia Mafra, explica que a rotina de limpeza é necessária para manter a saúde da pele. “Precisa adotar uma rotina de skincare para manter a pele saudável e evitar uma série de problemas, como a acne, foliculite, ressecamento e sinais de irritação no rosto e/ou corpo”, diz ela. Além de destacar que após o treino é essencial higienizar, hidratar e proteger a pele.

Foto destaque: Mulher correndo. Reprodução/Pixabay

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile