Escutar os joelhos estalando ao subir e descer escadas, ao agachar, ao fazer algum tipo de exercício físico, ou até mesmo em uma simples caminhada, pode ser mais comum do que parece.
O joelho é uma das maiores articulações que tem no corpo humano, por isso exige um desgaste maior durante o dia a dia. Para que outras ações do corpo funcionem de maneira correta, é necessário um bom funcionamento do joelho.
Mas é bom ficar atento, pois existem dois tipos de estalos no joelho. Os estalos involuntários, que são aqueles que não acontecem o tempo todo, e não causam nenhuma consequência seria para a saúde, ocorrendo de maneira natural.
Já os estalos constantes, causados por algum tipo de lesão e que gera algum incômodo, inchaço ou dor são os que devem ser acompanhados por algum especialista.
Principais causas
(Foto: reproduçao/Pinterest)
1- Bolha de gás: toda articulação tem um líquido que funciona como proteção, chamado líquido sinovial. Esse líquido possui alguns gases, que quando misturados e ocorre a dobra da articulação estouram ocasionando os estalos.
2- Excesso de peso: quando há um sobrepeso, os joelhos são submetidos a uma carga maior do que deveriam aguentar. Isso compromete toda a estrutura, ocasionando dores ao caminhar, ao fazer exercícios ou pequenos esforços como subir escadas.
3- Artrose: a partir de um desgaste da articulação, causadas por pancada, traumatismo ou apenas devido ao envelhecimento natural. Isto faz com que exista uma aproximação entre os ossos da coxa e da perna, causando o estalo e, por vezes, dor e até inchaço.
4- Falta de exercícios físicos: a falta de exercícios físicos e alongamento aumenta a pressão entre a patela e o fêmur, levando um maior atrito e ocasionando estalos. Por isso é de extrema importância a prática de atividade física sempre alongando o corpo antes.
O médico especialista deve ser procurado se os sintomas são constantes ou acompanhados de outros sinais como, dores, vermelhidão, inchaço e joelho com deformação ou fora do lugar.
Foto destaque: reprodução/Pinterest