INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Saiba como hormônios da menopausa influenciam a saúde mental feminina

Saiba como hormônios da menopausa influenciam a saúde mental feminina

Os hormônios são vitais para a regulação do nosso organismo, influenciando aspectos como crescimento, humor e bem-estar. Nas mulheres, esses hormônios passam por várias oscilações ao longo da vida, começando antes da primeira menstruação e passando pelo ciclo menstrual, gravidez, pós-parto, TPM e climatério.

Hormônios e saúde mental

A psiquiatra Christiane Ribeiro explica que essas oscilações hormonais podem levar a alterações no comportamento e desregulação emocional, especialmente em mulheres geneticamente mais vulneráveis. Durante a puberdade, gestação e perimenopausa, essas mulheres podem apresentar sintomas psiquiátricos, como: depressão, ansiedade e insônia.


Saiba como hormônios da menopausa influenciam a saúde mental feminina

Com a chegada da menopausa, as alterações hormonais são intensificados. (Foto: Reprodução/Freepik)


Embora os transtornos mentais não estejam diretamente ligados às alterações hormonais, eles podem ser intensificados por essas alterações. Isso é particularmente evidente durante o climatério, quando os níveis de estrogênio e progesterona, hormônios fundamentais para o organismo feminino, começam a diminuir. A falta de estrogênio pode levar a alterações no humor, sono, libido, ossos e coração, enquanto a queda na progesterona pode aumentar a ansiedade.

Mulheres com histórico de transtornos psicológicos podem ver seus sintomas de ansiedade e depressão se intensificarem durante o climatério. Christiane Ribeiro enfatiza a importância de investigar o período de vida em que a mulher se encontra, incluindo experiências como a gestação, se aplicável, para entender se ela tem uma sensibilidade hormonal significativa. Ela reconhece que existe uma associação entre esses fatores.

É importante ressaltar que os hormônios não apenas regulam o crescimento e o humor, mas também desempenham um papel crucial na manutenção do bem-estar geral. Eles são responsáveis por uma série de funções corporais, desde a regulação do metabolismo até a manutenção do equilíbrio hídrico. Além disso, os hormônios também desempenham um papel na regulação do sistema imunológico, ajudando a proteger o corpo contra doenças.

Desequilíbrio hormonal e problemas de saúde

No entanto, quando os níveis hormonais estão fora de equilíbrio, isso pode levar a uma série de problemas de saúde. Por exemplo, níveis elevados de cortisol, o hormônio do estresse, podem levar a problemas como ganho de peso, pressão alta e diabetes. Da mesma forma, níveis baixos de serotonina, um hormônio que ajuda a regular o humor, podem levar a problemas como depressão e ansiedade.

 

Foto destaque: Oscilações hormonais, presentes na menopausa, podem trazer alterações no corportamento e desregulação emocional. (Reprodução/Freepik)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...