Quando lavamos nosso cabelo temos o hábito de massagear o couro cabeludo, o que muitos não sabem é que esse habito é benéfico a saúde dos fios, também é algo relaxante reduzindo o estresse e a tensão.
Massagem capilar em salão de beleza (Reprodução/ site Hamonir)
Massagear o couro cabeludo mexe também com a estrutura dos fios mais finos, dando uma espessura um pouco mais grossa, dando volume ao cabelo e fazendo com que os fios tenham um crescimento mais rápido, sem dizer que diminui a queda e a quebra do cabelo.
Porém essa pratica leva um tempo para começar a surgir resultados visíveis ao cabelo. A especialista Renata Vasconcellos diz que deve ser feita frequentemente. “Ela é capaz de resultar no aumento na espessura do cabelo, principalmente 24 semanas após o início da massagem“, conta.
A especialista também ressalta que “o estímulo que é criado através dos movimentos acaba facilitando o aporte nutricional dos folículos, melhorando a circulação sanguínea fazendo com que os fios tenham um crescimento mais rápido com os fios mais fortes”.
Muitos ficam na duvida se essa massagem só pode ser feita em salão de beleza, mas não é bem assim. A massagem capilar pode ser realizada em casa embaixo do chuveiro, aplicando o shampoo e massageando em movimentos circulares, fazendo uma leve pressão no couro cabeludo. Assim, as partículas do cabelo serão abertas para receber os nutrientes e as partículas do couro cabeludo também se abrirão, permitindo que os fios possam crescer fortes e saudáveis. Também se pode usar um massageador para auxiliar os movimentos e pegando em pontos específicos para a diminuição do estresse.
Para as pessoas que tem alguma doença associada como alopecia androgênica ou areata é necessário procurar um tricologista que é especialista nesses casos, essa doença pode ser diagnosticada cedo, basta realizar exames regularmente e sempre conversar com seu medico para ele indicar o exame correto a se fazer.
Foto Destaque: Massagem capilar em casa (Reprodução/Claudia)