Saiba os riscos à saúde trazidos por tomar Zolpidem sem prescrição medica

Mayara Silva Por Mayara Silva
3 min de leitura

Zopidem é um medicamento para tratamento de insônia, quando usado de maneira incorreta e sem receita medica pode trazer alguns malefícios para a saúde.

É bastante importante se alertar aos efeitos coletareis do remédio, já que eu o mal uso dele ou uso excessivo podem vir acompanhado de alucinações. De acordo com o especialista Leonardo rodrigo da cruz que é psiquiatra, o medicamento apenas deve ser utilizado se a pessoa tiver uma receita medica, e por tempo curto, já que se for muito utilizado esse medicamento pode causar dependência.

Nesta quinta feira (11) a discussão sobre uso do medicamento entrou nos trends do Twitter, depois que um usuário contou uma história inusitada. O mesmo afirma que após tomar o medicamento teve alucinações, e isto fez com que ele gastasse 9 mil na compra de um pacote de viagens, o caso curioso fez que o jovem se tornasse um viral entrando nos assuntos mais comentados rapidamente. E alguns usuários da plataforma também relatam situações parecidas, o que gerou mais discussões em volta do medicamento.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>NUNCA MAIS TOMO ZOLPIDEM NESSA VIDA <a href=”https://t.co/GFQxde0Z9t”>pic.twitter.com/GFQxde0Z9t</a></p>&mdash; Neto da rainha de Gênova (@hpedrenrique) <a href=”https://twitter.com/hpedrenrique/status/1557672857785843712?ref_src=twsrc%5Etfw”>August 11, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Jovem faz compra de 9mil após tomar Zolpidem (Reprodução: Twitter)


Mas afinal traz ou não alucinações o uso incorreto da medicação? Especialistas afirmam que os casos de pacientes com alucinações estão entre 0,1% e 1% das pessoas que tomam o remédio, o que as tornam incomuns e normalmente costumam afetar as pessoas que já fazem uso de psicotrópicos, como antidepressivos, e também podem afetar pessoas com idade mais avançada que já tem predisposição a delírios.

Mesmo tendo uma porcentagem baixa de causar alucinações o psiquiatra adverte que o mal uso da medicação ou o uso descontrolado pode causar sérios efeitos colaterais em seus usuários, já que o medicamento é uma droga hipnótica e é apenas usado na fase inicial da insônia, e sempre com acompanhamento médico, sempre bom ficar atento as indicações.

 

Foto destaque: Jovem viralizou ao compartilhar os efeitos após ter tomado Zolpidem. Reprodução: Twitter.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile