INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Sarcoma ósseo: Veja os sintomas do câncer raro

Câncer é um crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. Essa descrição abrange mais de 100 tipos diferentes de doenças malignas que tem essa característica em comum.

O câncer é popularmente conhecido por ser uma doença silenciosa, já que em grande parte dos casos esse crescimento desordenado das células não mostra sinais de que há algo de errado no corpo. É comum que o câncer demore a ser perceptível, tornando o tratamento mais difícil e as chances de cura menor. Por isso é importante ter conhecimento sobre o próprio corpo, estar atento a qualquer alteração visível ou não, e conhecer o histórico familiar de doenças.

Diferente do câncer de mama, onde é possível ser feito um autoexame, o sarcoma ósseo é um tipo de câncer no osso e sua identificação pode ser mais complicada e demorada. Esse câncer pode ser identificado em qualquer osso do corpo, porém,sua incidência mais comum é nos ossos dos braços e pernas, pois são mais longos. O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido afirma que a dor causada por esse tipo de câncer pode ser confundido com a dor do crescimento em crianças e adolescentes e atrite em adultos. Eles também alegam que esse tipo raro da doença pode causar dores ao caminhar.


(Radiografia de um osso com câncer (Foto:Reprodução/Clinica de Fratura Hauer)


As dores do câncer não são constantes, não aliviam com analgésicos e costumam ser piores durante a noite. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) afirma que a principal queixa dos pacientes após as dores é na alteração da forma como andam. Esse linfoma pode ser tratado com quimioterapia, mas também pode ser necessárias cirurgias ou amputação de membros.

Os sete principais sintomas deste tipo de câncer são inchaço próximo ao osso afetado, vermelhidão também próximo a região afetada, mancar, facilidade em adquirir fraturas ósseas, febre, perda de peso sem motivo aparente e sudorese principalmente no período noturno.

O diagnóstico deve ser feito por um profissional da área da saúde. Ao surgimento ou identificação dos sintomas, procure um reumatologista ou ortopedista. Diante da existência de necessidade o paciente poderá ser encaminhado ao oncologista para tratamento.

Foto Destaque: imagem de um osso saudável e um osso com câncer. Reprodução/ Dr. Ricardo Becker

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...