INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Saúde do Amazonas orienta como acabar com a proliferação do mosquito Aedes aegypti

A época de maior risco para as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como: dengue, zika e chikungunya é o período sazonal no Amazonas, onde ocorrem recorrentes chuvas. 

Diante desta situação, de acordo com a a Drª Rosemary da Costa Pinto da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a população precisa ficar em alerta nesta época para eliminar possíveis criadouros do mosquito.

Uma das principais medidas de prevenção

A realização do checklist semanal com duração de 10 minutos, tem como objetivo identificar os possíveis criadouros nas residências, para que assim evite a proliferação do mosquito e consequentemente das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.


Checklist para combater o mosquito Aedes aegypti no Amazonas (Reprodução/FVS-RCP)


Procedimento do Checklist contra o Aedes aegypti

Para acabar com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o checklist deve ser feito semanalmente, para interromper o ciclo de vida do mosquito (que inicia do ovo até a fase adulta), levando cerca de 7 a 10 dias.

Segundo o chefe do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da FVS-RCP, Elder Figueira, o mosquito Aedes aegypti tem o costume de depositar os ovos em locais onde há água parada nas residências que não estejam vedadas corretamente.

“Caixa d’agua sem tampa ou com vedação incorreta, calhas de telhados com acúmulo de água, vasos de plantas ou qualquer outro depósito que esteja acumulando água, são lugares propícios para criadouro do mosquito”, explica o chefe do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da FVS-RCP.

Outras ações de precaução contra o Aedes aegypti

– manter a caixa d’agua bem fechada; 

– guardar garrafas, latas e baldes com as bocas viradas para baixo; 

– colocar areia nos vasos de plantas; 

– guardar pneus em locais secos e cobertos; 

– manter as calhas limpas, para evitar o acúmulo de água; 

– lavar bebedouros dos animais de estimação.

Infestação

De acordo com o 4° Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) o Amazonas apresenta risco médio de infestação do mosquito, em relação aos meses de outubro e novembro.

 

Foto Destaque: Checklist para eliminar a proliferação do Aedes aegypti no Amazonas (Reprodução/FVS-RCP)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...