Saúde está na lista de preocupações dos brasileiros

Júlia Sales Por Júlia Sales
3 min de leitura

Após a pandemia de covid-19, muitas pessoas voltaram suas preocupações à saúde física e mental, principalmente após o isolamento social. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a definição de saúde é um estado de equilíbrio entre o físico, a mente e o social, e vai além de apenas não estar doente.

Acredita-se também que a saúde pode estar acima de uma predeterminação genética, e que as escolhas feitas por cada indivíduo, hábitos e comportamentos diários também interferem na maneira como nosso corpo reage a situações ruins.

Estudos mostram que 43% dos nossos comportamentos são automáticos. Se queremos incluir hábitos mais saudáveis na rotina é importante ‘retreinar’ nosso cérebro”, afirma a psicóloga Fernanda Bornhausen, uma das líderes do Saúde-se, Projeto do Grupo Mulheres do Brasil, que tem como missão inspirar e ajudar 1 milhão de pessoas a adotar um estilo de vida mais saudável até dezembro de 2023.

Fernanda acredita que para que sejam adotados hábitos saudáveis, é necessário que tenha consciência dos hábitos do nosso dia a dia, e entender a motivação, para que haja uma mudança, e definir passos pequenos de acordo com as mudanças que deseja, além de celebrar cada pequena conquista.

A atividade física não se limita somente à musculação, para manter uma rotina e constância nas atividades, é necessário a escolha de práticas que gerem prazer em quem as faz.


Atividades físicas não tradicionais. (Foto: Reprodução/ Tupãense Notícias).


O projeto Saúde-se, lançado em outubro de 2022, conta com um grupo de mais de 700 voluntários do mundo todo e diversas organizações e especialistas em saúde e bem-estar. O projeto já alcançou mais de 650 mil pessoas através de encontros virtuais e informativos sobre a inclusão de hábitos saudáveis pelo instagram.

O projeto é baseado na Medicina do Estilo de Vida, abordagem científica que utiliza hábitos saudáveis como prevenção, tratamento e reversão de patologias, podendo ser até doenças crônicas.

Os pilares da Medicina do Estilo de Vida são: alimentação balanceada, prática regular de atividade física, busca de sono reparador, controle de estresse, controle do consumo de substâncias tóxicas e relacionamentos saudáveis. Por isso a importância não só de um dos hábitos, mas do conjunto completo deles.

Foto destaque: Pessoas durante práticas de atividade física ao ar livre.  Reprodução/ Dia a Dia Notícias.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile