Saúde física e mental podem ser afetadas por rotina Home Office

Isabela Nicomedes Por Isabela Nicomedes
3 min de leitura

Home Office já uma realidade de trabalho na vida de muitas pessoas, devido ao tempo em que foi decretado o isolamento social. Rotinas foram adaptadas e inovadas com esse modelo de trabalhar. Porém, passar o dia em frente às telas, pode comprometer a saúde do corpo como um todo. Segundo estudo da farmacêutica britânica LloydsPharmacy, divulgado no ano passado, maus hábitos foram desenvolvidos neste período, como a insônia, queda de cabelo e má postura.

O jornal norte-americano The Washington Post afirmou em reportagem que o sono está sendo prejudicado pela pandemia. “A coronasomnia tem profundas ramificações na saúde pública e está criando uma população maciça de insones crônicos que lutam com os declínios na produtividade, pavios mais curtos e maiores riscos de hipertensão, depressão e outros problemas de saúde. É fácil ver por que as pessoas não conseguem dormir. A pandemia aumentou o estresse e perturbou as rotinas”, publicou.

Outra queixa apontada por pessoas nos consultórios de dermatologistas, é a respeito da queda de cabelo, que aumentaram com o estresse e a ansiedade ocasionados pela pandemia. “Quando estamos estressados o corpo libera substâncias inflamatórias e hormônios, que afetam os folículos pilosos e convertem os fios da fase de crescimento para fase de queda de forma acentuada”, diz a tricologista Viviane Coutinho. Como prevenção, a adoção de alimentação balanceada e tratamento capilar são recomendados.


Maus hábitos no Home Office desencadearam problemas à saúde na pandemia. Reprodução (Shutterstock)


Boa postura quando se está sentado em frente à tela do computador também é bastante importante, pois previne o surgimento de dores. Postura certa, caminhar por alguns minutos e trocar de posição é o indicado para não ter desconforto e lesão corporal.

Segundo a psicanalista especialista em Educação Sistêmica, Juliana Machado, a falta de concentração também é um problema decorrente do Home Office. “O ser humano não é acostumado a estabelecer a concentração e receber os benefícios que esse ato pode proporcionar durante a execução de todas as tarefas do dia a dia – uma façanha necessária para a boa saúde mental e física”, explica ela, pois a mente é programada em distração, tornando-se ruim quando está em um ambiente mais confortável.

Os casos de Bruxismo também cresceram na pandemia, dizem profissionais. “Por causa do estresse desse período pandêmico, as pessoas estão rangendo muito os dentes, e isso causa um desgaste acelerado deles e compromete a saúde óssea, inclusive lesionando e afetando a estética dos dentes”, esclarece o cirurgião dentista á frente do Gaeta Odontologia, Ricardo Gaeta.

 

 

Foto destaque: Reprodução (Anete Lusina/Pexels)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile