INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Saúde mental pode ser afetada pela alimentação, segundo especialistas

A alimentação tem influência forte na saúde mental, através dos tipos de comidas que fazem parte do dia a dia das pessoas. Há nutrientes específicos que atuam no bem-estar do cérebro. Porém o mais importante é cuidar da dieta de forma ampla e saudável, segundo especialistas.

Atualmente, o cenário mundial conflituoso faz a sociedade como um todo ficar tensionada com os conflitos diários, podendo em casos abalar a saúde psicológica das pessoas, resultando na qualidade de vida com estresse, ansiedade e até depressão. Os vários tipos de tratamentos para essas doenças já são conhecidos e bastante usados, como a terapia, exercícios físicos de relaxamento, e a alimentação certa e nutritiva também é capaz de ajudar a amenizar os problemas.

Padrões alimentares que englobam todos os grupos de comidas são bons, se o consumo for equilibrado. Carboidratos, proteínas, lipídeos (as gorduras), vitaminas e minerais, cada uma desempenha um papel importante e agrega na saúde com substâncias especificas. Os antioxidantes, por exemplo, ajudam na neutralização dos radicais livre devido a metabolização do cérebro. As fibras atuam no funcionamento do organismo e na produção de neurotransmissores, já que muito deles têm origem no intestino.


Alimentação afeta também o humor. Reprodução (Gilmar Fraga/ Agência RBS)


Na questão de dieta, a Mediterrânea é comprovada cientificamente que pode reduzir sintomas depressivos, com a ingestão de frutos do mar, peixes, leite, azeite, entre outros, que agregam muitos nutrientes para a saúde mental. A bebida de acompanhamento pode ser o vinho tinto, pois nele concentra o composto resveratrol, vantajoso para o bem-estar psíquico.

A dieta Mind, que é a sigla para Mediterranean-DASH Intervention for Neurodegenerative Delay, junta a comida mediterrânea com outro tipo de regime em que consiste em vegetais, legumes, frutas, grãos integrais, proteínas vegetais, laticínios com baixo teor de gordura, auxiliando na pressão arterial. Estudos revelaram que a Mind proporciona um menor risco de depressão. Carne vermelha, manteiga, frituras, fast-food, são evitados nessas dietas. 

Fatores como boa noite de sono, exercício físicos, meditação, terapia e alimentação colaboram para uma saúde física e mental de boa condição, trazendo qualidade de vida à pessoa.

Foto destaque: Reprodução (Getty Images)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...