Saúde Mental: saiba como se prevenir da depressão

Ana Paula Ferreira Por Ana Paula Ferreira
3 min de leitura

A depressão pode se manifestar de diversas formas para cada indivíduo. As suas causas também são diversas como: o desligamento do trabalho qual se dedicou por anos, o término de um relacionamento, perda de um parente, traumas emocionais que levam a perda da autoestima ou até mesmo uma doença crônica podem desencadear problemas de saúde mental inclusive a depressão.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente, 280 milhões de pessoas são afetadas por esse transtorno que interfere diretamente nas atividades do indivíduo. Nesta quinta-feira, (15) dia Nacional de Prevenção e Combate à Depressão. Como a depressão pode se manifestar de diversas formas, é necessário praticar a auto-observação, analisar a forma como se sente em determinadas situações, os pensamentos que cultiva durante o dia, podem ser pistas de que algo pode não estar bem.

Durante a depressão, a pessoa experimenta uma sensação de vazio, tristeza excessiva, pouca vontade de executar as atividades diárias, a falta de concentração, de autoestima, desesperança no futuro, a falta de interesse nas atividades que eram antes prazerosas para a pessoa podem ser sinais do quadro depressivo. Esse problema de saúde pública afeta os jovens de até 29 anos e pode levar ao suicídio.


(Reprodução/Pedro Hamdn/saude.abril)


O tratamento da depressão pode contar com multiprofissionais. E podem ser aplicadas diferentes formas de tratamento como: antidepressivos que ajudam a regular as químicas cerebrais, a psicoterapia, o acompanhamento feito concomitantemente psicológico e pelo psiquiatra e mudanças no estilo de vida também são essenciais para a melhora do paciente.

Porém, 75% da população não recebem o tratamento indicado pode ser por falta de profissionais, ou de um diagnóstico correto, ou até mesmo por falta de recursos financeiros. Fora os tratamentos indicados pelos profissionais, podemos tomar pequenas atitudes para proteger a nossa saúde mental, como: diminuir o tempo no celular, estabelecer horários para as atividades do dia a dia, realizar atividades físicas, ter constância na busca dos próprios objetivos e uma alimentação equilibrada.

 

Foto destaque: Pessoa deprimida. Reprodução/freepik.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile