INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Saúde oral faz bem para o cérebro

Comprometimento e constância na saúde oral está diretamente relacionado à diminuição do hipocampo, que é uma pequena formação no cérebro que desempenha um papel importante no sistema límbico (sistema responsável pelas respostas emocionais). Essas células são as primeiras a serem atacas e alteradas pelo Alzheimer.

Segundos estudos feito e publicada pela revista científica “Neurology” cita que a periodontite (doença das gengivas) e a perda dos dentes estão diretamente relacionadas a diminuição do hipocampo.


Idoso cuidando de sua saúde bucal (Foto: Reprodução(Gettyimages)


“Na velhice, a periodontite provoca a retratação da gengiva e a perda dos dentes, por isso é tão importante avaliar a potencial relação entre esse problema e o desenvolvimento de demência. Nosso estudo aponta que tal condição pode afetar a parte do cérebro que controla a memória e o raciocínio “, afirma o professor Satoshi Yamauchi, da Universidade Tohoku no Japão

Uma boca sem ser cuidada devidamente está sujeito a ter diversas inflamações. Essas inflamações podem se espalhar pelo sangue e chegar até o cérebro, ajudando a eventos futuros como à demência.

Em um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Cambridge, sobre os malefícios do sedentarismo, esses pesquisadores fizeram um mapa de como as pessoas posteriores a 60 anos que diminuem a quantidade de atividade física feita por dia pioram significantemente a qualidade de vida. Exercícios intensos, que aumentam a frequência cardíaca, reduzem o risco de diversos acidentes, como AVC (Acidente Vascular Cerebral), diabetes e até o câncer.

Para pessoas que não possuem condições financeiras, o governo possui um projeto chamado “Brasil Sorridente”, que tem alterado a vida de milhares de brasileiros por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) de forma completamente gratuita.

O Presidente Lula sancionou lei em que garante saúde bucal a todos os Brasileiros pelo SUS, essa medida torna o atendimento odontológico obrigatório e um direito a todos com esse projeto que tem como iniciativa combater dificuldade de acesso em regiões vulneráveis.

Foto destaque: Dentista e seu cliente felizes com o resultado do trabalho (Reprodução: Gettyimages)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...