INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

SBP alerta para o uso exagerado de fone de ouvidos pelas crianças

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que famílias repensem o uso de fones de ouvido por seus filhos. Recentemente, a instituição publicou uma nota que famílias e cuidadores prestem atenção ao uso exagerado de desse tipo de acessório. “A exposição frequente e duradoura à música alta pode acarretar perdas auditivas irreversíveis, principalmente em crianças e adolescentes” é dito no documento publicado pela instituição.

Apesar do alerta, não precisa tirar os fones de ouvido de vez da vida da sua família. O segredo é usar com bom senso e maneirar a intensidade sonora e dar preferência a modelos tipo conchas para os pequenos. Segundo a SBP, o nível recomendado de ruídos para adultos é 80 dB. Já para crianças e adolescentes o nível seguro é de no máximo 70 dB. Ruídos acima de 80 dB são considerados nocivos a audição, enquanto a dor auditiva começa a partir de 120 a 140 dB. 


cuidado com o conteúdo nos fones de ouvido das crianças (Foto/Reprodução/Gazeta do Povo)


Pais, educadores e pediatras precisam estar atentos quando a crianças e adolescentes passarem a apresentar dificuldades de reconhecer sons agudos, como telefones e campainhas, pois as frequências altas são as primeiras a serem alteradas. Mas outros sintomas auditivos podem surgir. De acordo com a SBP, é preciso ficar de olho em sinais não auditivos e zumbidos, como transtornos de comunicação, gerando isolamento social, dificuldade de interagir com a família, no lazer, na escola, na vida social.

Além disso, os pais precisam estar cientes do que o filho está escutando. “Não basta colocar um fone na criança, tem de saber o que o filho anda ouvindo. O pequeno está em um momento de desenvolvimento cerebral, que é a neuroplasticidade, então, é muito importante estar atento ao estímulo, à percepção, saber o que ele está consumindo” relata Evelyn Eisenstein, coordenadora do Grupo de Saúde Digital da Sociedade Brasileira de Pediatria, a SBP.

Foto Destaque: crianças x fones de ouvido: cuidado com o volume! Reprodução/Calesita Brinquedos.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + dezenove =